quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HOMENAGEM


José Sanseverino recebe
a Medalha do Mérito Farroupilha


Presidente da AL, Alexandre Postal, Dr. Sanseverino e deputado Carlos Gomes

Por seu incansável e valoroso trabalho como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, desde 1997, José Sperb Sanseverino foi agraciado, nessa quarta-feira (12), com a Medalha Mérito Farroupilha, distinção maior da Assembleia gaúcha, destinada a pessoas que prestaram serviços relevantes e contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

A proposta foi de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB), que durante a  abertura da cerimônia de entrega da Medalha destacou a vida profissional e familiar de Sanseverino. “A Casa do Povo festeja a presença de seu filho querido”, afirmou a lembrar a passagem do homenageado pelo Parlamento rio-grandense, o qual presidiu em 1965. “É um dos homens mais ilustres deste Estado, exemplo de valorização do ser humano”, observou Carlos Gomes.

José Sperb Sanseverino, ao agradecer a distinção, discorreu sobre sua vida pessoal e profissional. Ressaltou que ao longo de seus 87 anos sempre procurou ser o mesmo. “Fui rigorosamente aquilo que sempre sou. Levo o consolo de que servi ao meu Estado, à minha família e à minha fé, sem esmorecer jamais; sempre fiel à minha fé em Deus”, acrescentou.

O presidente da Assembleia, deputado Alexandre Postal (PMDB), ao encerrar a cerimônia, também enalteceu a pessoa de Sanseverino, destacando que “esta é uma homenagem do Parlamento gaúcho a um cidadão digno e honrado, que tem sua vida como um espelho para todos nós. Que o senhor possa trazer mais energia e força para continuar nessa caminhada e nos ajudando com sua luz”, asseverou.

Ao final da solenidade, o Coral da Santa Casa, regido pelo maestro João Araújo, interpretou as músicas “La Vergine”, da  Ópera La Forza Del Destino, de Verdi, e “Esquilador”, de Telmo de Lima Freitas.

Currículo
Natural de Encruzilhada do Sul, José Sanseverino formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na turma de 1951, da qual foi orador. Desempenhou diversas atividades, inclusive a de professor no Colégio Sevigné, na UFRGS e na PUC/RS.

Foi fundador do Partido Democrata Cristão no Estado e eleito vereador pela sigla, quando integrou a Comissão de Justiça e Redação, além de secretário do governo municipal, na gestão do prefeito José Loureiro da Silva.

Em suas atividades políticas, foi eleito deputado estadual pelo PDC e ocupou a presidência do Parlamento gaúcho em 1965. Além de outras funções na área do Direito, ocupou o cargo de Secretário da Justiça, no governo Synval Guazzelli.

Em 2004, foi distinguido como Deputado Emérito pela Assembleia.

Presenças
A solenidade, realizada no Salão Júlio de Castilhos, contou com a presença do arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings; do ministro do STF José Neri da Silveira, ex-companheiro de magistratura federal de Sanseverino; do ex-vice-governador Otávio Germano; dos deputados Cassiá Carpes e Ronaldo Santini,  do PTB; do ex-deputado Guido Moesch; do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Gunter Spode; do representante da Procuradoria-Geral de Justiça Antônio Carlos de Avelar Bastos; do ex-deputado, ex-secretário da Saúde e diretor do Museu  de Medicina do RS, Germano Bonow; do vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Luis Carlos Castro Lugon; do conselheiro Pedro Henrique Poli de Figueiredo, representando o Tribunal de Contas do Estado; do secretário da Fazenda de Encruzilhada do Sul, Antônio Olmiro de Souza; do vice-provedor  da Santa Casa, João Berton;  e de representantes dos Parceiros Voluntários, do IARGS e da Fundação Bancos Sociais, entre outras entidades, além de familiares e de Dona Maria Thereza de Jesus Vieira Sanseverino, esposa do homenageado.

Agência de Notícias
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Foto: Marcelo Bertani

Nenhum comentário:

Postar um comentário