Xandão Gomes defende inserção dos negros
nos espaços de poder
Vereador eleito de Viamão representou comunidade evangélica na abertura da 3ª Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa gaúcha |
O vereador eleito de Viamão Xandão Gomes (PRB) participou da solenidade de abertura da programação da 3ª Semana da Consciência Negra da Assembleia Legislativa. O republicano foi convidado para representar as lideranças evangélicas na cerimônia realizada nesta quarta-feira (14), no Teatro Dante Barone, que reuniu parlamentares, representantes de entidades e comunidade.
Xandão também fez referência ao fato do Brasil passar a ter um negro como novo presidente da mais alta Corte do País - Supremo Tribunal Federal (STF) -, a partir da posse de Joaquim Barbosa, na próxima semana. "Mas são casos isolados. Se no passado lutamos para eliminar a escravidão, não podemos esquecer que a abolição não promoveu a inclusão automática dos negros em nossa sociedade. Porque nós ainda não conquistamos os espaços de poder em proporção equivalente à nossa representação na população", protestou.
O vereador eleito de Viamão lembrou os dados do Censo de 2010, que apontam que negros e pardos correspondem a mais de 50% da população. Ele lamentou que negros e pardos ainda são minoria no Congresso Nacional, representando menos de 10% do total de deputados federais. Xandão salientou que o Brasil tem 513 deputados federais, e somente 43 se declaram negros. Dos 81 senadores, apenas dois são negros ou pardos. "Essa realidade se reproduz no Poder Legislativo dos estados e municípios brasileiros. Mudar essa distorção no sistema político cabe à sociedade, às pessoas de todas as cores, idades, e de todos os credos", defendeu.
Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Coordenação de Comunicação PRB/RS
Foto: Jorge Fuentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário