domingo, 8 de dezembro de 2013

Setor Pesqueiro

Carlos Gomes defende a liberação da pesca
do dourado e do surubim no Estado

Parlamentar reuniu-se com pescadores da colônia Z-18 de Ijuí

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) defendeu, no último domingo (8), a liberação da pesca do dourado e do surubim, durante almoço com pescadores da colônia Z-18 de Ijuí. A atividade foi proibida por uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público (MP), que considera as espécies ameaçadas de extinção.

“Todos os afluentes da bacia do Rio Uruguai estão repletos de dourado e de surubim, que estão acabando com a piava, o cascudo, o grumatã, o pintadão, o pati e os outros peixes dos quais se alimentam. Enquanto isso, pescadores estão passando fome por não ter como garantir o sustento das suas famílias”, revelou Noedi Fassbinder, associado da Z-18.

Carlos Gomes destacou que o Ministério Público solicitou à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM) estudo populacional do dourado e do surubim, que ainda não foi realizado, o que impede a liberação da pesca. “Os mais de 2.800 trabalhadores que dependem diretamente da pesca para viver não podem ser massacrados por uma proibição que discrimina apenas os nossos pescadores, já que em Santa Catarina e nos países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul a pesca das espécies é liberada”, lembrou Carlos Gomes.

Também participaram do encontro em Ijuí, o presidente da colônia Z-18, Itamir Lizot, e o ex-deputado estadual Sergio Peres.

Reportagem e fotos: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Assembleia Legislativa - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário