quinta-feira, 1 de maio de 2014

Correio do Povo


Dia do Trabalhador
pela reafirmação da luta


O 1º de maio traduz-se como o dia de reconhecimento às pessoas que acreditam na força do trabalho para a elevação do ser humano em todos os aspectos. É data de celebração, mas também de reafirmação dos propósitos dos lutadores que iniciaram uma caminhada rumo à dignidade e à justiça. 

Sabemos que o trabalho é condição fundamental para a superação da pobreza, para a redução das desigualdades sociais, para o desenvolvimento sustentável e para a garantia de um regime democrático.

É direito de todo o cidadão ter acesso ao trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna a si e também a sua família. A esse respeito, é necessário lembrar que o desemprego não acarreta somente a miséria material. Ele leva embora a saúde e a dignidade do ser humano. E traz consigo a criminalidade, a violência e a drogadição que desestrutura famílias.

Hoje, não podemos esquecer importantes conquistas para a classe trabalhadora: salário mínimo, jornada de 8 horas, férias, licença maternidade e paternidade, 13º salário, entre outros benefícios. Mas há muita estrada a trilhar, especialmente no que diz respeito à melhoria das condições de trabalho, valorização salarial, capacitação ao mercado de trabalho, além de ações permanentes e eficazes para erradicar o trabalho escravo e o trabalho infantil. 

A reflexão se faz importante em ocasião do Dia do Trabalhador. Sabemos que a principal riqueza do Rio Grande do Sul são seus trabalhadores que, nos mais diversos ofícios, promovem o desenvolvimento do nosso Estado.

É momento de festejar conquistas, celebrar a memória dos que batalharam e reafirmar as lutas por dignidade e justiça. Mas o 1º de maio é também uma oportunidade para reavaliarmos nossas ações e planejarmos a caminhada por mais qualidade de vida e para construção de uma sociedade justa, democrática e solidária.

Artigo publicado na edição de 01/05/2014 do jornal Correio do Povo
Editoria Opinião, página 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário