terça-feira, 21 de outubro de 2014

Segurança Pública

Projeto de Carlos Gomes desobriga
farda para PMs no ônibus

Para o parlamentar, uso da farda põe em risco a vida dos brigadianos

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou na Assembleia Legislativa gaúcha na última segunda-feira (20) o projeto de lei 210/2014, que desobriga policiais do uso de farda da Brigada Militar para ter acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul.

Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar a vida dos trabalhadores. Ao fazer uso da tribuna na sessão plenária desta terça-feira (21), Carlos Gomes lembrou a morte do soldado Marcio Ricardo Ribeiro, de 42 anos, em Porto Alegre. O policial, que usava uniforme da corporação, foi baleado por um assaltante com onze disparos na última quinta-feira (16). “O uso da farda faz com que os policiais deixem de ser o elemento surpresa dentro do ônibus, além de expor o trabalhador e colocar em risco a segurança dos outros passageiros”, observou.


A proposta já havia sido protocolada em 2007 no Legislativo estadual pelo deputado Marquinho Lang, mas acabou arquivada. O PL 210/2014 estabelece que as empresas de ônibus permissionárias de linhas intermunicipais cedam duas passagens por coletivo para os policiais militares. O projeto altera a Lei 9.823, de 22 de janeiro de 1993. A matéria deverá ser apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa nas próximas semanas.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (16063) - Assembleia Legislativa
Foto: Marcelo Bertani - Ag. ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário