sexta-feira, 27 de abril de 2007

COMUNIDADE

Carlos Gomes é paraninfo de 70 voluntários

No próximo sábado (28), a região metropolitana de Porto Alegre deve ganhar mais 70 pessoas dispostas a trabalhar pela melhoria das condições de vida dos moradores de comunidades carentes. A formatura da primeira turma do curso de treinamento para voluntários do programa social A Gente da Comunidade tem como paraninfo o deputado Carlos Gomes, fundador do programa no Rio Grande do Sul.

Os 2.700 agentes espalhados hoje por todo o estado ensinam como encaminhar documentos, onde procurar atendimento médico, prestam assessoria jurídica e promovem cursos profissionalizantes nas comunidades. “Há pessoas que estão fragilizadas, esquecidas. A maioria não vê alternativa além da miséria, precisamos recuperar a esperança e a auto-estima desses cidadãos”, explica o coordenador do programa Alexandre Duarte. Os voluntários também viabilizam a inserção dos moradores em programas assistenciais de âmbito municipal, estadual e federal. “Percebíamos que os governos lançam programas de um lado, enquanto de outro há pessoas necessitadas que não conhecem essas alternativas disponíveis”, lembra o deputado Carlos Gomes.

Consolidado em solo gaúcho como programa de atendimento às comunidades carentes, o A Gente da Comunidade quer ir mais longe. Os voluntários que se formam no próximo sábado deverão ser multiplicadores do ideal do programa. "Mais do que prestar serviço às pessoas, nós queremos levar para dentro das comunidades o espírito de mútua ajuda. Isso é fundamental para transformar a nossa realidade", analisa Duarte. A cerimônia de formatura será realizada na Avenida Júlio de Castilhos, 44 conj. 401, a partir das 19h.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembléia Legislativa MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário