terça-feira, 8 de outubro de 2013

Medalha da 53ª Legislatura

Carlos Gomes homenageia os 50 anos 
de fundação do IPUC

Deputado entregou a Medalha da 53ª Legislatura ao reitor da instituição, Francisco Dequi

No Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (8), o deputado Carlos Gomes (PRB) homenageou os 50 anos do Instituto Pró-Universidade Canoense, o IPUC. O parlamentar destacou a importância das instituições de ensino e seu papel na formação de profissionais.

O IPUC é uma entidade privada mantida pela Associação Pró-Universidade Canoense-APUC, criada em 16 de outubro de 1963. Segundo Carlos Gomes, o nascimento dessa escola é um marco no ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O IPUC foi fundado pelo professor e ex-deputado Francisco Dequi e, inicialmente, se chamava Curso de Madureza Rui Barbosa. Na época, o educandário trabalhava somente para preparar jovens maiores de 16 anos que desejavam concluir o ensino fundamental e médio através de testes chamados exames de madureza. Quando a sede foi transferida para a Guilherme Schell, em 1971, passou a ser conhecida como IPUC.

Em 1988, o curso de Auxiliar de Enfermagem marcou o início da formação profissional na escola. Hoje, o local oferece cursos técnicos, incluindo enfermagem e outros da área da saúde. Anos depois, em 1996, foram incorporados o Ensino Fundamental e Ensino Médio no IPUC. No ano seguinte, oferecia cursos de prótese odontológica, enfermagem, segurança do trabalho e informática, ainda em pleno funcionamento. Em 2000, foi integrado o curso de Radiologia Médica, primeiro a fazer parte da Faculdade de Tecnologia IPUC – FATIPUC. Além disso, a instituição compreende Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, graduação de licenciatura em Letras, curso de especialização lato sensu em Neopedagogia da Gramática, em nível de pós-graduação.

Hoje, 1.837 alunos estão matriculados na instituição, que inclui também os cursos de Administração; Meio Ambiente; técnico em Comunicação Empresarial e técnico em Higiene Dental. Na educação à distância, o IPUC tem 1.200 alunos no Estado. “Para cumprir a demanda dos setores produtivos e de serviços, aposta em currículos atualizados e quadro docente de excelência” disse o parlamentar. A equipe da escola conta com 195 professores e 46 funcionários.

Carlos Gomes, Francisco Dequi e a esposa Lourdes Dall'Agnol

O deputado Carlos Gomes, que concluiu o Ensino Médio no IPUC, destacou a relevância da instituição para toda a comunidade canoense. Em reconhecimento ao seu trabalho como reitor, Francisco Dequi recebeu da Assembleia a Medalha da 53ª Legislatura.

Manifestaram-se em apartes, em nome de suas bancadas, os deputados Miki Breier (PSB), Ernani Polo (PP), Raul Carrion (PCdoB), Zilá Breitenbach (PSDB), Nelsinho Metalúrgico (PT), Jurandir Maciel (PTB) e Gerson Burmann (PDT).

Por: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 | Ag. de Notícias ALRS - com colaboração de Janaína Marques
Fotos: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário