terça-feira, 11 de agosto de 2015

Em defesa dos animais!

Carlos Gomes quer acabar com extermínio de cães e gatos 
nos centros de controle de zoonoses


Parlamentar é autor no RS da lei 13.193, que proíbe a matança indiscriminada dos animais
O deputado federal Carlos Gomes (PRB) manifestou nesta terça-feira (11) apoio ao projeto de lei 3490/2012 que proíbe a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses municipais em todo o Brasil. O parlamentar participou de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal para debater denúncias de extermínio ilegal nos centros de zoonoses do país. O encontro foi proposto pelo deputado Ricardo Izar (PSD/SP), que também é autor do PL 3490/2012.

“Em 2008, como deputado estadual aprovamos a lei 13.193 no Rio Grande do Sul, que criou mecanismos de controle da reprodução de cães e gatos e pôs fim à matança indiscriminada nesses estabelecimentos”, destacou Carlos Gomes. O deputado frisou que a norma também prevê a prática de medidas que visem à proteção dos bichinhos, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais de conscientização sobre o bem-estar animal.

A proposta do deputado Ricardo Izar permite a eutanásia de cães e gatos nos casos de males, doenças graves ou enfermidades infecto-contagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. O procedimento deverá ser autorizado por meio de laudo emitido por responsável técnico. O PL 3490/2012 aguarda acordo na reunião de líderes partidários para ser votado no plenário da Câmara.  

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário