terça-feira, 4 de agosto de 2015

Saúde

Carlos Gomes propõe destinação de 10% do orçamento federal para o setor

Parlamentar participou da apresentação do movimento Dia D Nacional em Defesa da Saúde 

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) propôs nesta terça-feira (4) a criação de uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que determine ao governo federal a destinação de 10% do seu orçamento para a saúde. O parlamentar participou em Brasília da apresentação do movimento Dia D Nacional em Defesa da Saúde em reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas.

“Não dá mais para esperar pela boa vontade dos governos. Esse ano o corte para o setor chegou a quase R$ 12 bilhões. No Rio Grande do Sul, leitos são fechados, atendimentos reduzidos e quem paga a conta é a população que fica sem o serviço”, indignou-se o parlamentar, ao cobrar que os deputados e senadores sejam mais incisivos ao proporem à União um percentual obrigatório de liberação de verbas para a saúde.

O representante do Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Julio Dornelles, alertou que até o final deste ano a dívida das instituições deverá ser superior a R$ 22 bilhões. “É preciso atualizar a tabela do SUS, que apresenta um déficit médio de 65% entre os custos e as receitas com os procedimentos realizados”.

                  Texto e fotos: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário