segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Frente da Reciclagem

São Paulo sediará lançamento do colegiado na região Sudeste



A cidade de São Paulo acolherá na próxima sexta-feira (13) o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. O evento, com início marcado para as 9h, na Assembleia Legislativa do Estado, contará com a presença do presidente nacional do colegiado, deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS).

Instalada em abril na Câmara Federal, a Frente tem como principal objetivo fomentar o crescimento econômico e sustentável do setor. “Apresentamos o fórum como espaço para a criação, o debate e o encaminhamento de políticas que contribuam para o desenvolvimento da reciclagem”, explicou Carlos Gomes. Vice-presidente do colegiado na região Sudeste, o deputado federal Valmir Prascidelli (PT/SP) sublinha que é preciso unir catadores, associações, cooperativas, indústrias e empresas por meio do diálogo com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do setor e “provocar o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos, o que facilitaria o trabalho de catadores e também promoveria mais inclusão social”.

Desde a sua instalação, o fórum atuou na defesa de temas como a aposentadoria especial para catadores, a aplicação da logística reversa e a desoneração fiscal de artigos gerados a partir de material reciclado. No mês passado, em audiência pública organizada pelo colegiado em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal para tratar da situação das indústrias da reciclagem, a principal demanda apresentada pelos representantes do ramo foi a alta carga tributária, o que torna o consumo de produtos reciclados bem menos atrativo do que os gerados a partir de matéria-prima virgem.

A Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem foi organizada em cinco vice-presidências com a pretensão de facilitar o monitoramento do setor nos Estados e descentralizar as ações. Em setembro, a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB/SC), organizou o lançamento da Frente na região Sul em Criciúma. “Realizaremos encontros em todas as regiões brasileiras, para ouvir e encaminhar ao Poder Público as demandas locais”, prevê o deputado Carlos Gomes.  

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário