segunda-feira, 19 de março de 2007

MEIO AMBIENTE

Fórum integra experiências e propõe ações


O auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa foi o cenário para o 1º Fórum Integrando Meio Ambiente à Vida: Educando, visualizando e sensibilizando para a inclusão e a sustentabilidade. Durante o último sábado (17), os 400 participantes tiveram a oportunidade de conferir palestras com especialistas, debates, exposições e apresentações artísticas que marcaram o evento promovido pelo Instituto AME – Arte, Meio Ambiente e Educação, com o apoio do deputado Carlos Gomes (PPS).

Na abertura do Fórum, a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Vera Callegaro elogiou a proposta do evento, destacando que "a educação ambiental precisa integrar os conceitos de inclusão e sustentabilidade". O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Beto Moesch apresentou o painel Educação, Comunicação e Sustentabilidade: uma tríade fundamental para o futuro. Moesch lembrou que "a temática do meio ambiente deve ser tratada de forma abrangente".

Professores e alunos de todo o Estado levaram ao auditório Dante Barone experiências de suas escolas e comunidades. Entre os assuntos em pauta, destacaram-se a situação do Rio dos Sinos, responsabilidade social nas ilhas do Guaíba, criatividade para o uso da matemática na vida cotidiana e práticas escolares voltadas à preservação ambiental. Apresentado pela professora Vera Lorensi, o projeto Rio dos Sinos pede Socorro chamou a atenção dos presentes. "A realidade do Rio dos Sinos hoje está muito diferente à da minha infância", contou emocionada.

A ONG Embrião apresentou jogos de xadrez produzidos na comunidade com peças confeccionadas com material reciclado. Outro destaque foi a apresentação da Carta AME, um documento elaborado a partir das discussões do Fórum. Disponível no site www.institutoame.com.br, o texto traz sugestões de ações a serem praticadas no cotidiano dos cidadãos para reduzir os danos ao planeta. A diretora do Instituto AME, Noara Tubino mostrou-se satisfeita com os resultados do Fórum, que deve ser estendido este ano a outros municípios gaúchos. "Cumprimos nosso objetivo de proporcionar conhecimento ao público a partir de enfoques diversos, transmitindo nossa mensagem e incentivando os participantes para a efetiva ação", comemora a artista plástica.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário