quinta-feira, 8 de março de 2007

DIA DA MULHER

Por Carlos Gomes

Estamos vivendo o momento em que, em definitivo, as mulheres estão vindo para ocupar o seu espaço, desempenhando um papel cada vez mais importante na sociedade. Ela nunca contribuiu menos que o homem, mas foi capaz de fazê-lo na maioria das vezes em condições superiormente desfavoráveis. Num passado não muito distante, era proibido que mulheres fossem funcionárias públicas. Hoje, carreiras providas por concurso público cada vez mais estão sendo preenchidas por mulheres.

Elas também são a maioria no país e assumem cada vez mais o comando das famílias. Não fazia parte da realidade das mulheres o direito a ser vereadora, prefeita, deputada, governadora, presidente. Há pouco tempo as mulheres sequer podiam votar. Hoje, o Estado e o País se orgulham da competência e do comprometimento social que as mulheres têm demonstrado em sua participação política.

O mundo caminha para valores femininos, para o uso da motivação e da persuasão ao invés de ordem e controle, da cooperação no lugar da competição. Inegavelmente, estamos vivendo uma virada. Há um novo mundo para vir, em que as mulheres estão chegando para que possamos viver de forma diferente. Tenho a convicção de que estamos caminhando para uma sociedade em que haja mais entendimento, mais respeito, mais sensibilidade e mais justiça social.

Com a humildade de um aprendiz das mulheres, gostaria de levar a todas as gaúchas a minha estima e minha especial consideração à mulher trabalhadora que ainda ganha menos do que devia em comparação aos homens, e a todas que se tornam mais fortes a cada dia, a cada preconceito superado. Manifesto minha admiração às mulheres que com heroísmo constróem um mundo melhor para se viver e ofereço o meu apoio àquelas que ainda não têm coragem de denunciar a violência doméstica de que são vítimas.

Não tenho por que felicitar as mulheres. Tenho por que agradecer a todas as donas de casa, trabalhadoras do campo e da cidade, artistas, funcionárias públicas, mães, esposas, a todas as companheiras de luta que estão ocupando seu espaço para o benefício do nosso Rio Grande do Sul.


deputado estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário