quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SERVIÇOS PÚBLICOS

Carlos Gomes quer punição aos trotes

Preocupação recorrente dos órgãos públicos em função dos prejuízos que causam, os trotes telefônicos são alvo do Projeto de Lei 43/2011 de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB). Nesta quinta-feira (17), o programa Espaço Aberto, da Rádio Guaíba, abordou o tema com o parlamentar.

Em Porto Alegre, os trotes, somente ao 190, custam 225 mil reais mensais ao Estado, de acordo com estimativa da Brigada Militar. Segundo informações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em janeiro deste ano foram 26.905 ligações para o serviço classificadas como trote na capital. O órgão abrange as chamadas para o Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Comando Ambiental.

Protocolado no ano passado e reapresentado recentemente na Assembleia Legislativa, o PL 43/2011 obriga o ressarcimento aos cofres públicos das despesas decorrentes do acionamento indevido dos serviços de emergências envolvendo remoções, resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais.

O responsável pelo Ciosp e também participante da discussão no Espaço Aberto, Major Damasceno, sugeriu que as linhas comprovadamente reincidentes em trotes fossem canceladas. Carlos Gomes aderiu à sugestão e pediu que a população manifeste-se a fim de aprimorar a proposta. Para o parlamentar, “toda a sociedade está perdendo com essa atitude irresponsável. Prejudica a prestação de serviços e coloca vidas em risco, já que ocorrências reais deixam de ser atendidas. Além disso, todos sabemos que nossos efetivos de polícia civil e militar são precários”, explicou.

Por: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário