segunda-feira, 18 de março de 2013

Pesca

Lançada a 233ª Feira do Peixe 


Com o tradicional almoço com peixe na taquara, foi lançada ontem a 233ª edição da Feira do Peixe de Porto Alegre. O evento foi realizado na sede da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-5, na Ilha da Pintada, mas a feira ocorrerá, de 26 a 29 de março, no Largo Glênio Peres. Já na Esplanada da Restinga, o evento será feito de 27 a 29 de março.

A expectativa da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) é superar as 280 toneladas comercializadas no ano passado. Conforme Humberto Goulart, titular da Smic, no Largo Glênio Peres serão instaladas 59 bancas com pescado, uma com peixes vivos e cinco com produtos de alimentação, duas delas com peixe assado na taquara. Atividades como concurso de pesca, almoço e show de talentos dos moradores do bairro estão confirmadas.

Na Feira do Peixe da Restinga haverá seis bancas de pescado, uma com peixes vivos, três de alimentação, uma de vinhos, além de bancas de artesanato e hortigranjeiros. Para os dois eventos, a prefeitura investiu mais de R$ 107 mil. “O objetivo é incentivar a piscicultura, que gera emprego e renda para as comunidades, além de levar uma alimentação saudável para a população”, comentou Goulart.

Durante o evento, o prefeito José Fortunati anunciou a inauguração da linha do catamarã que vai ligar o Cais Mauá até as ilhas. Já o presidente da Colônia Z-5, Vilmar Coelho, destacou o trabalho da comunidade e a parceria com a prefeitura para fortalecer o consumo de peixe. Autor de diversas leis e ações em defesa da pesca e da piscicultura no Rio Grande do Sul, o deputado Carlos Gomes (PRB) informou que no dia 8 de abril será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o plano safra da pesca.

Matéria publicada na edição de 18 de janeiro de 2013 do Correio do Povo
Editoria: Geral, Página 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário