sexta-feira, 3 de maio de 2013

Plenário


Assembleia Legislativa homenageará os 100 anos 
de fundação do Zequinha



Os 100 anos de fundação do Esporte Clube São José – Zequinha serão homenageados, na próxima terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em Grande Expediente proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB), os ex-presidentes do clube Luiz Fernando Gomes Moreira (1991/1992, 1995/1996, 1997/1998 e 2003) e Manoel Mário Machado da Silva (2011/2012), além do atual presidente do Conselho Deliberativo, Olinto Pompeu de Paiva, receberão a Medalha da 53ª Legislatura.

“É o reconhecimento do Parlamento gaúcho ao centenário de muito trabalho e memoráveis conquistas para a valorização do esporte e orgulho dos porto-alegrenses. O Zequinha é, atualmente, um dos quatro clubes da capital que disputam a primeira divisão do campeonato gaúcho", destacou Carlos Gomes. A homenagem tem início às 14h, no Plenário 20 de Setembro do Palácio Farroupilha.

Por iniciativa de um grupo de alunos do Colégio São José, (do Murialdo, na Rua Vidal Negreiros) foi fundado em 24 de maio de 1913 o Sport Club São José. Na época, o Irmão Constantino José, um entusiasta do futebol, foi o mentor do plano e incentivou o grupo que jogava futebol no colégio a formar um clube.
Esses alunos faziam parte da Sociedade Juventude dos Moços Católicos, que tinha a sua sede nos altos da ex-capela São José, localizada na rua São Raphael, atual Avenida Alberto Bins, no centro de Porto Alegre. O primeiro campo foi na chácara Montanha, onde se localiza o Hospital Militar, no Bairro Floresta. 
Reportagem: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063

Nenhum comentário:

Postar um comentário