terça-feira, 9 de outubro de 2007

PLENÁRIO

Deputados aprovam Dia Estadual da Hemofilia





Os parlamentares gaúchos aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Carlos Gomes que institui o 17 de abril como o Dia Estadual da Hemofilia. O PL 131/2007, aprovado nesta terça-feira (9), faz referência ao Dia Mundial da Hemofilia, estabelecido na mesma data pela Federação Mundial de Hemofilia.

Ao propor a lei, Carlos Gomes pretende estimular o debate sobre as ações envolvendo políticas públicas adotadas para os pacientes, além da conscientização da população no que diz respeito às formas de tratamento e ao fim do preconceito aos hemofílicos, que hoje somam aproximadamente mil e duzentos pacientes no Estado.

A hemofilia se caracteriza pela ausência ou acentuada carência de um dos fatores de coagulação, o Fator VIII. Distribuído de maneira precária pelo governo federal, ele é a única medicação capaz de amenizar os sintomas da hemofilia, doença congênita que provoca hemorragias após uma pancada ou corte.

Para Lindsey Larson, diretora-presidente do Centro dos Hemofílicos do Estado do Rio Grande do Sul (CHERGS), o Dia Estadual da Hemofilia é necessário para que haja maior atenção aos portadores. "É preciso que a população conheça a hemofilia e as formas de tratamento adequado. A instituição desta data significa um estímulo à conscientização necessária para pôr um fim no preconceito que marginaliza os hemofílicos em nosso Estado", defende Lindsey.

   
Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Milton Tuner / CHERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário