quarta-feira, 31 de outubro de 2007

INCLUSÃO SOCIAL

Instituído no RS o Dia da Hemofilia

Carlos Gomes quer oportunizar a inclusão social dos hemofílicos

A governadora Yeda Crusius sancionou, nesta quarta-feira (31), a Lei 12.820, que institui o Dia da Hemofilia no Rio Grande do Sul. A partir de agora, o 17 de abril será dedicado a debates acerca das políticas voltadas aos pacientes e à conscientização pelo fim do preconceito aos hemofílicos.

Aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa, o PL 131/2007, de autoria do deputado Carlos Gomes, faz referência ao Dia Mundial da Hemofilia, estabelecido na mesma data.

A hemofilia se caracteriza pela ausência ou acentuada carência de um dos fatores de coagulação, o Fator VIII. Distribuído de maneira precária pelo governo federal, ele é a única medicação capaz de amenizar os sintomas da hemofilia, doença congênita que provoca hemorragias após uma pancada ou corte.

Para Lindsey Larson, diretora-presidente do Centro dos Hemofílicos do Estado do Rio Grande do Sul (CHERGS), o Dia Estadual da Hemofilia é necessário para que haja maior atenção aos portadores. "É preciso que a população conheça a hemofilia e as formas de tratamento adequado. A instituição desta data significa um estímulo à conscientização necessária para pôr um fim no preconceito que marginaliza os hemofílicos em nosso Estado", defende Lindsey.


   
Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Milton Tuner / CHERGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário