terça-feira, 2 de outubro de 2007

PROPOSIÇÕES

Carlos Gomes quer execução do Hino Farroupilha em estádios de futebol

O deputado Carlos Gomes protocolou, nesta terça-feira (2), projeto de lei que determina a execução do Hino Farroupilha antes dos jogos realizados nos estádios de futebol e ginásios desportivos do Rio Grande do Sul. A determinação deverá valer para competições realizadas em âmbito estadual e nacional.

Também chamado de Hino Rio-grandense, o Hino Farroupilha é um dos símbolos oficiais do Estado, juntamente com as Armas e a Bandeira Rio-grandense. Composto por Francisco Pinto da Fontoura e Joaquim José de Mendanha, é considerado um importante instrumento propagador da história e cultura do povo gaúcho.

Ao protocolar o PL 382/2007, Carlos Gomes observa que o ensino formal não é o único responsável pela educação de crianças e adolescentes. “As competições esportivas tendem a reunir uma amostra considerável da população. É a oportunidade para o esporte, mais uma vez, cumprir sua função educacional e inclusiva”, justifica.

Para o parlamentar, num tempo em que a violência nos estádios tem exigido empenho das autoridades, o Hino Farroupilha proclama, em sua letra, um apelo explícito para a afirmação do espírito de cidadania dos gaúchos. “Neste caso, uma partida de futebol passa a configurar não só uma atividade de lazer, mas um momento em que todos possam ter reforçado o senso de coletividade que não compele à violência, mas à solidariedade”, afirma.

   
Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário