sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENSINO PÚBLICO

Situação das escolas gaúchas será tema
de audiência pública na Assembleia

As condições estruturais das escolas da rede pública de ensino do Rio Grande do Sul serão debatidas em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Carlos Gomes (PRB). O encontro marcado para o dia 28 de novembro (segunda-feira), às 9h30, deverá reunir representantes do Poder Executivo Estadual, municípios, Poder Judiciário e representantes da comunidade escolar gaúcha na sala Maurício Cardoso, 4º andar do Palácio Farroupilha.

De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto maior o investimento em Educação, menores serão as taxas de abandono e de reprovação escolar. Em julho deste ano, mais de 1,3 mil alunos estudavam nas “escolas de lata” (contêineres) no RS, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação.

“No inverno, as baixas temperaturas agravam a situação, obrigando os estudantes a levarem até cobertores para as salas de aula. Nosso objetivo é promover um debate que aponte soluções para a carência estrutural das instituições de ensino gaúchas, a fim de que o aluno tenha condições de preocupar-se apenas em participar das atividades propostas pelos professores”, salientou Carlos Gomes.

Já estão confirmadas as presenças no encontro do diretor adjunto do Departamento Administrativo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Roberto Adornes; do assessor parlamentar da Seduc, José Valdir Rodrigues; do diretor de Orçamento da Secretaria Estadual de Planejamento, Roberto Vieira; do assessor de Educação da Diretoria Sócio-Educativa da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), Ricardo Joaquim; dos representantes do Conselho Estadual de Educação, Augusto Deon; do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – Sindicato dos Trabalhadores em Educação – CPERS/Sindicato, Ricardo Aquino; dos conselhos escolares, Cleusa Biazetto e Leonor Fraga e do vereador Waldomiro Lima (PRB), representando a Câmara Municipal de Pelotas. Também há previsão de comparecimento de representantes do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Por: Jorn. Jorge Fuentes - Assembleia Legislativa 
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário