domingo, 6 de novembro de 2011

PORTAL DO PRB NACIONAL

Entrevista da Semana - Carlos Gomes


Presidente regional do PRB no Rio Grande do Sul

O deputado estadual Carlos Gomes, presidente do PRB-RS, nessa entrevista fala de sua experiência à frente da legenda e analisa os resultados já obtidos com o programa “Filia 10”. O republicano, eleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa gaúcha, comenta o desempenho das militâncias e revela que já existem centenas de pré-candidatos aos cargos de prefeitos e vereadores em muitos municípios gaúchos. O dirigente espera um excelente resultado do PRB nas Eleições de 2012.



1 – O PRB percorreu inúmeros municípios com a campanha Filia 10. Como foi essa experiência e quais os frutos colhidos?

Carlos Gomes – Desde que assumi a presidência do partido no Rio Grande do Sul, em abril deste ano, fundamentamos nosso trabalho na organização, estruturação e expansão do partido com foco nas eleições do ano que vem. Buscamos, em primeiro lugar, avaliar as composições das comissões executivas nos municípios; reestruturamos diretórios inativos em algumas cidades e fundamos o PRB em outras. No mês seguinte, lançamos o programa “Filia 10”, que tem por objetivo dobrar o número de filiados no Rio Grande do Sul. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, tínhamos quase 10 mil registros em abril deste ano e estamos no aguardo da divulgação da atualização dos números. Até agora, 45 municípios receberam o “Filia 10”, mas ainda não descansamos com a campanha. Aqui no Rio Grande, o PRB está presente em 137 municípios. Tenho percorrido as diversas regiões gaúchas e posso dizer que os diretórios municipais estão dando exemplo de bravura, perseverança e comprometimento com o partido e com os ideais republicanos. A soma de filiações é uma consequência de um projeto que vem sendo construído coletivamente por todas as forças do PRB, fazendo com que a população se identifique conosco. Nesse sentido, chamo a atenção para a atuação de nossos vereadores e das lideranças que ocupam funções junto ao Poder Executivo dos municípios. Eles são responsáveis pela construção de uma imagem positiva do partido porque estão apresentando um desempenho de excelência na defesa dos interesses das comunidades.

2 – O partido terá candidatos próprios para prefeituras? Como deve ser essa disputa?


Carlos Gomes – Ainda não sabemos a quantas prefeituras iremos concorrer, pois as alianças ainda não estão fechadas. Há, entre nossas lideranças, republicanos cotados para prefeito, vice-prefeito ou vereador. Hoje contabilizamos aproximadamente 600 pré-candidatos no estado, um número que já supera nossas expectativas. Atualmente, o PRB tem 19 vereadores no Rio Grande do Sul, mas estamos trabalhando para conquistar 50 cadeiras nas Câmaras Municipais no pleito eleitoral de 2012.

3 – Há candidaturas que devem atrair apoio de outros partidos?


Carlos Gomes – Com a promoção de encontros municipais do PRB, nosso partido tem chamado a atenção nos municípios e na imprensa gaúcha. Assim, tanto nos eventos do “Filia 10”, como nos atos de inauguração de diretórios ou em posses de comissões provisórias, diversas agremiações partidárias prestigiam os encontros e nos procuram para discutir a possibilidade de aliança. Todo apoio será bem-vindo, desde que esteja sintonizado com os princípios que norteiam nossa conduta partidária. Já deixamos claro que nenhuma aliança será realizada com partidos que não apresentem propostas que contemplem o desenvolvimento econômico e social, com especial atenção às populações menos favorecidas. É a nossa bandeira e seremos fiéis a ela; isso está acima de qualquer interesse eleitoral.

4 – Como tem sido o trabalho das militâncias (jovem, mulher, melhor idade, etc.) no estado?

Carlos Gomes – A organização das militâncias caminha lado a lado com a reestruturação dos diretórios municipais. Em várias cidades os segmentos já estavam ativos, mas também fundamos os segmentos onde nossos braços sociais não existiam. Em nível estadual, comemoramos o desempenho e a notável articulação do PRB Mulher, PRB Jovem, PRB Verde, PRB Trabalhador e PRB Comunitário. Em alguns municípios, os próprios diretórios estão fundando o PRB Melhor Idade. Aqui no Rio Grande do Sul temos uma peculiaridade: também há municípios nos quais o partido está montando o PRB Tchê – braço cultural da nossa legenda voltado à divulgação e valorização da cultura gaúcha. Trata-se de um segmento que, assim como o PRB Melhor Idade, está nascendo no interior do estado – o que para nós é motivo de orgulho, pois demonstra maturidade e fortalecimento de nossas bases.

5 – O que é ser 10 para o senhor?


Carlos Gomes –- Nenhum outro número poderia ser mais adequado para representar o PRB. Ser 10 é defender os ideais republicanos, é saber que o Estado deve servir aos cidadãos e cidadãs, e não aos interesses de alguns grupos. É olhar com atenção para as pessoas menos favorecidas e lutar por igualdade de oportunidades, na defesa de um País melhor, com educação, saúde, trabalho e cidadania para todos. Vestir a camisa 10 é uma honra, mas também um compromisso com o futuro do Brasil.

Por Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Especial para o Portal PRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário