quinta-feira, 12 de abril de 2012

GRANDE EXPEDIENTE

Carlos Gomes presta homenagem 
aos 240 anos de Porto Alegre

Ao final da homenagem, prefeito da Capital recebeu Medalha da 53ª Legislatura

O período do Grande Expediente da sessão plenária da tarde dessa quinta-feira (12) foi ocupado pelo deputado Carlos Gomes (PRB), que prestou uma homenagem aos 240 anos de Porto Alegre, completados em 26 de março. Em seu discurso, o parlamentar ressaltou as belas paisagens da Capital e relembrou momentos marcantes da história do município, desde a fundação. “Porto Alegre é a cidade que 1 milhão e meio de gaúchos e gaúchas, brasileiros e brasileiras, pessoas de todo o mundo, escolheram para viver”, afirmou o deputado.

História

Conforme relatou o parlamentar, a Capital gaúcha já se chamou Porto de Viamão e também Porto do Dorneles. Posteriormente, uma homenagem aos 60 casais de açorianos, que desembarcaram às margens do Guaíba para juntar-se aos primeiros povoadores, deu o nome para a cidade de Porto de São Francisco dos Casais.

“A mui leal e valerosa Porto Alegre também é a capital da luta republicana, da defesa da democracia, de revoluções, de paixões, de idéias e de amores. É a terra onde o positivismo de Comte e de Júlio de Castilhos encontrou abrigo”, afirmou.

Carlos Gomes relembrou ainda que o município já foi governado por grandes líderes como José Montaury, Otávio Rocha e Alberto Bins.

Cenário político

Segundo o deputado, “o papel desempenhado pela capital do extremo sul do Brasil, em muitos momentos, foi decisivo para garantir a nossa soberania e para lutar pelos ideais democráticos no cenário nacional”.

O republicano ressaltou que Porto Alegre sempre esteve dentro dos grandes debates e movimentos políticos. “Na Legalidade, movimento político liderado por Leonel Brizola, que, em 1961, garantiu a posse do presidente João Goulart, ocasião em que homens e mulheres tomaram as ruas da capital, despertando e mobilizando todo o País pela Cadeia da Legalidade”, citou.

O deputado também destacou que a população porto-alegrense desempenhou importante papel na luta contra a ditadura militar. “A capital gaúcha é reconhecida em nosso país e fora dele pela exemplar cultura política de seus cidadãos e cidadãs, preocupados com a gestão pública de nosso município”, explicou.

Personalidades

O parlamentar destacou ainda importantes nomes da história do Brasil que nasceram em Porto Alegre, como Elis Regina, o imortal Moacyr Scliar, Lupicínio Rodrigues e o Padre Landell de Moura, que foi o responsável, em 1900, pela primeira transmissão de voz bem-sucedida do planeta. “Não só esses, mas outros tantos personagens, célebres ou anônimos, que ocuparam espaços e deixaram a sua marca no mundo”, ressaltou.

Cenário atual

Carlos Gomes salientou que, atualmente, a população encontra terreno para a prática política, que abrange conselhos escolares, orçamento participativo, conselhos populares e gestores de saúde, conselhos setoriais e temáticos, fóruns, congressos e conferências municipais, além dos conselhos tutelares responsáveis pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

O republicano afirmou que passos importantes já foram dados, mas que é preciso percorrer rumo a políticas de desenvolvimento econômico, de geração de trabalho e renda, de estabelecimento de práticas menos assistencialistas, com a formação de uma rede de inclusão permanente. O deputado reafirmou a necessidade de qualificar a prestação de serviços, de melhorar o planejamento urbano e o saneamento, de viabilizar habitação digna para todas as camadas da população e de organizar o trânsito da cidade.

O parlamentar destacou espaços de referência da população da Capital como o Brique da Redenção, o viaduto Otávio Rocha, o bairro Cidade Baixa, o Mercado Público, a Praça XV, a Feira do Livro, o Centro Histórico e a histórica rivalidade Grenal. O deputado ressaltou que a cidade vive um momento ímpar de desenvolvimento econômico e social, com a perspectiva da implantação do metrô, preparativos para receber a Copa do Mundo de 2014 e a revitalização da Orla do Guaíba.

Carlos Gomes também manifestou seu respeito pela trajetória política do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. “Nesta cidade que se orgulha do seu legado e que saúda a vibrante modernidade, celebramos mais que um aniversário: reiteramos um valor, uma identidade, uma história vivida sob o céu de Porto Alegre que, aqui embaixo, nos faz sentir tão grandes”, afirmou o deputado.

Apartes

Manifestaram-se, em apartes, os deputados Adão Villaverde (PT), Cassiá Carpes (PTB), Miki Breier (PSB), Jorge Pozzobom (PSDB), Gerson Burmann (PDT), João Fischer (PP), Raul Carrion (PCdoB) e Márcio Biolchi (PMDB).

Homenagem

Ao final do pronunciamento dos deputados, o prefeito José Fortunati, foi homenageado com a Medalha da 53ª Legislatura.

Também estiveram presentes, no Plenario 20 de Setembro, o secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe; o procurador de justiça Luiz Inácio Vigil Neto; a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Rosane Serafini Casa Nova; o vereador de Porto Alegre, José Freitas; o representante do 5º Distrito Naval, delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre, capitão de fragata Jayme Tavares Alves Filho; o representante do Comando Militar do Sul, major Elton Machado Ayres; a representante da Chefia de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Patrícia Pacheco; o representante da Federação das Associações e Igrejas Evangélicas do Rio Grande do Sul, pastor Daniel Corrêa dos Santos; a representante do IARGS, Violeta Odete Azevedo de Campos; o diretor do Correio do Povo, Sr. Telmo Flor; entre outras autoridades.

Cynara Baum - MTB 14336 | Agência de Notícias / ALRS - Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário