sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Brincadeira tem hora

Trotes aos serviços de emergência serão punidos com multa de 200 reais na conta

O Diário Oficial desta sexta-feira (21) publicou a alteração da Lei nº 13.759/2011, de autoria do deputado estadual Carlos Gomes (PRB), que dispõe sobre a punição ao acionamento indevido de serviços de emergência envolvendo remoções, resgates, incêndios e ocorrências policiais.

A modificação pretende facilitar a regulamentação e aplicação da matéria já aprovada em 2011. Ao invés de obrigar o ressarcimento das despesas oriundas dos trotes, como foi estabelecido pela lei anterior, a nova lei, agora sob o número 14.149, determina a cobrança de uma multa de valor único fixado em 15,3952 UPFs (aproximadamente duzentos reais) aos autores dos trotes. O valor deverá ser cobrado na fatura de pagamento da conta de telefones fixos e celulares pós-pagos.
 
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que integra a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto-geral de Perícias, Samu e Polícia Civil, recebe aproximadamente 4 mil ligações por dia. De janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas como trotes 276 mil ligações, equivalentes a quase 20% das chamadas.

“A fixação de um valor para multa significa que o Estado irá cumprir o que determina a lei e punir os praticantes de trotes aos serviços de emergência. Temos convicção de que as penalidades irão resultar na conscientização sobre a gravidade dessas ações, evitar gastos públicos e agilizar o atendimento à população, uma vez que diminuirá o número de unidades deslocadas em vão”, explicou Carlos Gomes.


Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário