quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Correio do Povo

Ação limpa Guaíba e Delta do Jacuí 


Para alertar a população e os governos sobre o elevado nível de poluição das águas do Guaíba e Delta do Jacuí, os integrantes da Colônia Z-5, na Ilha da Pintada, fizeram uma pesca diferente ontem. Eles retiraram mais de 27 toneladas de lixo da região que envolve o Guaíba e o Rio dos Sinos, na 6ª edição do projeto Pescando o Lixo.

A ação contou com o envolvimento de cerca de 150 embarcações, que ficaram carregadas pela grande quantidade de lixo recolhido das águas. “É uma maneira de mostrar e de alertar que, neste ritmo, em breve não poderemos mais entrar no Guaíba devido à quantidade de lixo”, disse o presidente da Colônia Z-5, Vilmar Coelho. Em retribuição à participação da ação, os pescadores receberam uma cesta básica. Entre os resíduos mais presentes, estavam pneus, plásticos e até móveis.

A ação ocorre na mesma época em que os pescadores não podem praticar a sua atividade, em função da piracema, que vai de novembro a fevereiro. Participaram do evento o superintendente Federal da Pesca no Rio Grande do Sul, Gilmar Coelho; o vereador da Capital, Waldir Canal (PRB), e o representante da bancada do PRB na Assembleia Legislativa gaúcha, William da Costa. Defensor do setor pesqueiro, o deputado Carlos Gomes (PRB) parabenizou a iniciativa, mas reconheceu que há falta de ação por parte do poder público. Segundo ele, é necessário que haja um comprometimento maior com as questões ambientais.

O deputado acredita que, com a presença mais forte dos governos, essa realidade pode ser alterada. “Se apenas algumas embarcações conseguem fazer esse trabalho, com o poder público seria possível fazer muito mais”, afirmou.

Matéria publicada na edição de 20 de dezembro de 2012
Editoria: Geral, página 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário