terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Porto Alegre

Pescadores recolhem lixo dos rios do
arquipélago do Delta do Jacuí

Mais de 150 barcos devem participar da ação

Mais de 150 barcos de pescadores da Ilha da Pintada e região do Rio dos Sinos participarão da 6ª edição do Projeto Pescando o Lixo, promovido pela Colônia de Pescadores Z-5, nesta quarta-feira (19). Desde hoje até amanhã, em Porto Alegre, os trabalhadores estão retirando detritos dos rios do arquipélago do Delta do Jacuí. Na última edição, realizada em dezembro do ano passado, 27 toneladas de entulhos, incluindo pneus e para-choques de carros foram recolhidos.

Autor de iniciativas em defesa do setor pesqueiro, o deputado Carlos Gomes (PRB) observa que a cada ano aumenta a quantidade de lixo recolhido pelos pescadores. “Ainda temos uma longa jornada a trilhar em direção à conscientização da população em geral para o cuidado com o meio ambiente e, em especial, com os rios, mas essses resultados demonstram que estamos no caminho certo”, ressaltou o parlamentar que participa da campanha desde a sua primeira edição, em 2008.

“Nosso principal objetivo é chamar a atenção da comunidade para a importância da preservação das águas”, salientou Vilmar Coelho, presidente da Colônia Z-5. Ele destacou que os pescadores não podem trabalhar durante o período de três meses da piracema (novembro, dezembro e janeiro). Ao final da tarefa os trabalhadores receberão cestas básicas, combustível para os barcos e sacos plásticos para a retirada do lixo. Os materiais foram adquiridos com o apoio de empresas e entidades patrocinadoras. 

Reportagem: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Foto: Adriana Pereira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário