quinta-feira, 11 de novembro de 2010

GRANDE EXPEDIENTE

Homenagem aos 50 anos da
Universidade Federal de Santa Maria

Carlos Gomes resgatou aspectos históricos da criação da UFSM

O deputado Carlos Gomes (PRB) homenageou os 50 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Grande Expediente desta quinta-feira (11). O parlamentar destacou a história da universidade através do pioneirismo de pessoas “que vêem na educação pública e gratuita a possibilidade de resgatar a dignidade e a autonomia do ser humano”.

Criada em 14 de dezembro de 1960, a UFSM é uma instituição federal de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação. Foi responsável por mudar o perfil do município, tornando a cidade conhecida pela excelência na educação em todos os níveis. “Bem no coração do Rio Grande foi iniciado, há meio século, um importante processo de interiorização do ensino superior em todo o país”, lembrou o parlamentar. “Um desenvolvimento que repercutiu na atração de outras instituições de ensino superior para Santa Maria”.

Atualmente, também integram sua estrutura três escolas de ensino médio e tecnológico: o Colégio Politécnico, o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Origens

Carlos Gomes ressaltou as origens da criação da universidade na visão do professor José Mariano da Rocha Filho, que, em 1945, assumiu a direção da Faculdade Livre de Farmácia de Santa Maria. “Naquela época, nosso país contava com apenas cinco universidades”, lembrou. “Com uma notável articulação em diversos meios, Dr. Mariano iniciou o movimento que conseguiu incluir, no texto da Constituição Estadual, a transformação da Universidade de Porto Alegre em Universidade do Rio Grande do Sul a partir da anexação da Faculdade de Farmácia de Santa Maria e das Faculdades de Direito e de Odontologia, de Pelotas, em 1947”.

Cinco anos mais tarde, a Universidade Federal de Santa Maria já estava no papel e, em 1960, o presidente Juscelino Kubitschek oficializou a primeira instituição de ensino superior fora do eixo das capitais brasileiras.

“As idéias do reitor Mariano da Rocha conduziram o processo de democratização do ensino para os brasileiros e latino-americanos e acabaram orientando os rumos da educação superior no Brasil e no mundo”, afirmou, ao lembrar o fato do fundador da UFSM ter presidido o Grupo Universitário Latinoamericano para a Reforma e Aperfeiçoamento do Ensino.

O parlamentar citou também o trabalho do reitor na organização da Casa do Estudante Universitário, responsável por oferecer gratuitamente duas mil moradias a partir de julho do ano que vem (hoje são 1.500 vagas); cinco mil e duzentas refeições diárias oferecidas nos seus dois restaurantes universitários; e a criação, até o final deste ano, do Setor de Atendimento Integral ao Estudante, que deverá prestar serviços de assistência social, médica, psicológica e odontológica.

Grandeza

A Universidade oferece, anualmente, 4 mil e 552 vagas em 111 cursos de graduação, 71 de pós-graduação (divididos em especialização, mestrado e doutorado), além 19 cursos de ensino à distância e 35 cursos de ensino médio e tecnológico. “Isso soma um total de 236 cursos gratuitos oferecidos à sociedade brasileira”, saudou. A Biblioteca Central da UFSM mantém, juntamente com as bibliotecas setoriais, um acervo de quase 200 mil volumes de livros e teses.

O deputado citou a existência de 3.325 projetos de pesquisa e extensão em andamento pela instituição de ensino. “Eles emprestam riqueza à produção científica brasileira e aproximam cada vez mais a Universidade da sociedade na qual se insere”. A Universidade também disponibiliza aos acadêmicos e à comunidade regional o Hospital de Clínicas Veterinárias, a Farmácia-Escola, Museu Educativo, Planetário, Usina de Beneficiamento de Leite e Orquestra Sinfônica.

No campus do bairro Camobi, o Hospital Universitário de Santa Maria atende à comunidade da região centro e fronteira gaúcha, sendo referência no país pela alta complexidade nos tratamentos de câncer. “As dependências do HUSM foram o cenário do primeiro transplante de medula óssea realizado no Rio Grande do Sul, em 1991”, lembrou. O hospital é considerado pólo de ensino, pesquisa e extensão para professores e alunos dos cursos do Centro de Ciências da Saúde, além de oferecer serviços assistenciais em todas as especialidades médicas.

Desenvolvimento

O parlamentar elogiou o processo de expansão e descentralização da universidade a partir da criação, em 2005, uma nova unidade universitária no município de Frederico Westphalen, com oito cursos de graduação, e outros sete cursos em Palmeira das Missões. “A iniciativa impulsionou o desenvolvimento da região norte do Estado”, disse.

Nesta proposta de descentralização, o município de Silveira Martins também ganhou, em 2008, uma Unidade Descentralizada de Educação Superior. Já em São Martinho da Serra, a 40 quilômetros da cidade, a UFSM, de forma pioneira, firmou convênio com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para manter instalações e programas de ensino e pesquisa em ciências espaciais.

“Ao tomarmos conhecimento das conquistas dessa instituição, compreendemos porque os 60 mil profissionais que a UFSM já formou estufam o peito para dizer que são filhos da Universidade Federal de Santa Maria”, elogiou, lembrando que o governador eleito, Tarso Genro, é um de seus graduados.

Em apartes, manifestaram-se em nome de suas bancadas os deputados Berfran Rosado (PPS), Nelson Harter (PMDB) e Gilmar Sossella (PDT).

Entrega de Medalha

Antes do pronunciamento, o parlamentar participou, na Sala da Presidência, da entrega da Medalha da 52ª Legislatura a cinco pessoas que representam a história e a grandeza da UFSM.

São elas: o atual reitor, Felipe Martins Müller; o professor Clovis Silva Lima, reitor da instituição de 2005 a 2009; Antonio Manoel Mariano da Rocha, que recebeu a homenagem em nome da família do fundador da Universidade; o professor Dionísio Link, o mais antigo docente em atividade na UFSM; e José Francisco Correa dos Santos Medeiros, servidor técnico-administrativo mais antigo em atividade na instituição.

“Estendemos nossa homenagem aos 24.308 alunos da UFSM que deverão ingressar em breve no mercado de trabalho e a todos os ex-alunos, filhos da Universidade, que hoje dão sua contribuição ao Brasil e ao mundo”, concluiu.


Por: Gilmar Eitelwein - MTB 5109 / Agência de Notícias

Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL


Nenhum comentário:

Postar um comentário