sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PORTAL UFSM

Personalidades da UFSM
ganham a medalha da 52ª Legislatura gaúcha

 
Reitor Felipe Müller (à esq) recebe do deputado Carlos Gomes a medalha da 52ª legislatura. Outro dos agraciados foi o ex-reitor Clovis Lima (à dir.)
Ao homenagear os 50 anos da UFSM, os deputados estaduais gaúchos não se limitaram ao grande expediente de quinta-feira (11). No início da tarde, pouco antes de entrar no Plenário 20 de Setembro, a comitiva da universidade subiu até o 2° andar do prédio da Assembleia Legislativa, no Gabinete da Presidência, para que representantes da UFSM e a família Mariano da Rocha recebessem uma distinção especial. Na ocasião, o deputado Carlos Gomes (PRB), proponente da homenagem, entregou a cinco personalidades a medalha da 52ª Legislatura.

 
Os agraciados são os seguintes:
- reitor Felipe Martins Müller;
- ex-reitor Clovis Silva Lima;
- professor Dionísio Link, do Departamento de Defesa Fitossanitária (mais antigo membro do quadro ativo de docentes da instituição);
- técnico em meteorologia José Francisco Correa dos Santos Medeiros – mais conhecido como “Chico Gremista” –, do Departamento de Fitotecnia (mais antigo membro do quadro de servidores técnico-administrativos da universidade);
- médico Antonio Manoel Mariano da Rocha (filho do do reitor fundador José Mariano da Rocha Filho, representando a sua família).
 
O reitor Felipe Müller foi o único a se pronunciar durante a rápida cerimônia de entrega das medalhas. Ele aclamou o crescimento registrado na universidade nos últimos anos e a instalação de campi em outras cidades gaúchas.
 

“Hoje não é o dia de fazer uma elegia aos feitos da universidade e a tudo que tem sido feito pelo ensino superior no Rio Grande do Sul. Mas temos de dizer que nestes últimos cinco anos a UFSM dobrou de tamanho. Ela subiu de 2.138 vagas para o ensino de graduação para mais de 4.600 vagas, e se estabelecendo em mais três cidades do estado: Silveira Martins, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões”, comenta.
 
Ser a primeira universidade do Brasil criada fora de uma capital, apesar de ser um orgulho, ainda não é o suficiente para Müller. A sua ambição é que a UFSM se torne a melhor universidade localizada em uma cidade do interior do país.
 
“Somos a primeira universidade do país fora do eixo das capitais. Isso nos honra e nos traz um desafio maior. Queremos ser a maior universidade do interior do estado e do Brasil? Sim, queremos. E estamos comparados com quem? Com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que hoje é a melhor universidade do interior. Vamos ultrapassá-la? Não tenho dúvida, porque nós temos uma gana muito grande e o apoio de muitas pessoas”, ambiciona.


Foto: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário