quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ORÇAMENTO ESTADUAL 2011


Carlos Gomes comemora

vitória da Saúde
Iniciativa do deputado garante R$ 4 milhões à Santa Casa e HPS

A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira (11), a emenda 485, que propõe a destinação de R$ 2 milhões para a modernização dos serviços do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) e a emenda 483 que contempla, com o mesmo valor, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia.

As propostas da Comissão para o Orçamento Estadual de 2011 têm sua origem nas emendas 299 e 300, protocoladas pelo deputado Carlos Gomes (PRB), com o objetivo de garantir a qualidade dos atendimentos em saúde das duas instituições hospitalares. As proposições do parlamentar foram substituídas por emendas de Comissão.

A iniciativa de Carlos Gomes contou com o apoio de servidores da Santa Casa e do HPS, que promoveram mobilização junto aos parlamentares gaúchos para a aprovação das emendas.

Hospital de Pronto Socorro (HPS)

Administrado pela Prefeitura, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre foi fundado em 1944 para prestar atendimento de urgência e emergência, além de promover o ensino e a pesquisa na área da saúde.

O HPS funciona 24 horas por dia e realiza mais de 900 atendimentos diários em 17 especialidades, firmando-se como o principal serviço de emergência do Rio Grande do Sul. Nos 9.500 metros quadrados de área, 30% dos leitos são de UTI.

Hoje, o hospital integra a rede de serviços do Sistema Único de Saúde da cidade e conta com 1.472 servidores, cuja responsabilidade se estende a 139 leitos, sendo 38 de UTI, com 360 mil atendimentos por ano, em 22 diferentes especialidades médicas, incluindo-se nessas, desde 1995, o SAMU.


Santa Casa

Fundada há 207 anos em Porto Alegre, a instituição conta com sete unidades assistenciais e realiza, anualmente, 750 mil consultas ambulatoriais, 45 mil internações e 65 mil cirurgias. Os exames do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia totalizam um volume de 4 milhões e 100 mil ao ano. Dos 497 municípios gaúchos, 424 encaminharam pacientes no ano passado ao hospital, que também recebeu usuários de 22 estados brasileiros.

Por: Karine Bertani - MTB 9427 / PRB

Nenhum comentário:

Postar um comentário