domingo, 26 de fevereiro de 2012

PISCICULTURA

Carlos Gomes conhece projeto no Espírito Santo

São 2 mil tilápias retiradas dos tanques-rede por semana

O deputado Carlos Gomes (PRB) esteve no município de Serra (ES), na última semana, para conhecer um projeto de piscicultura implementado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura local e a Fundação Banco do Brasil. A iniciativa gera renda aos moradores da região por meio da criação de tilápias, de uma peixaria e de um restaurante.

Lagoa do Juara abriga uma produção 
mensal de 7 toneladas

A produção mensal é de aproximadamente 7 toneladas, uma vez que são retiradas 2 mil unidades dos tanques por semana. São 70 mil tilápias distribuídas nos 156 tanques-rede espalhados pela lagoa do Juara. Segundo Adriano Matos Rodrigues, um dos representantes do Sebrae no município, o projeto mudou a situação de Serra para melhor. “Enfrentamos muitas dificuldades com o baixo grau de escolaridade da população, além disso não havia asfalto e linhas de ônibus em alguns bairros”, explicou. “Conhecemos um exemplo claro de que com incentivos públicos e privados se comprova o acerto no investimento em uma cadeia produtiva com amplo espaço para crescimento”, destacou o parlamentar.

Carlos Gomes é autor de diversas iniciativas 
em prol do setor

Autor de ações em prol do setor pesqueiro, Carlos Gomes foi responsável pela iniciativa que garantiu o repasse de R$ 800 mil à piscicultura gaúcha em dezembro do ano passado. O convênio foi assinado na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e a verba será utilizada para a construção de tanques e apoio à comercialização de pescados, beneficiando 20 municípios em todo o Estado por meio do programa RS-Pesca e Aquicultura, que propõe o desenvolvimento das atividades no Rio Grande do Sul. Também por proposição de Carlos Gomes, em junho do ano passado foi aprovada na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle do Legislativo gaúcho a emenda 8 ao PL 172/2011, assegurando a alocação de linhas de crédito para o segmento.

Por: Jorge Fuentes e Karine Bertani / Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul
Fotos: Divulgação PRB/RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário