sexta-feira, 11 de abril de 2008

Jornal do Comércio

TRANSPORTE

Animais já podem ser levados em ônibus

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) autorizou nesta quinta-feira o transporte de animais domésticos nos ônibus intermunicipais. A lei 12.900 foi regulamentada pelo conselho de tráfego da autarquia e publicada no Diário Oficial do Estado. Será permitida a condução de cachorros e gatos com até oito quilos. Os cães-guia não terão limite de peso, desde que acompanhando portadores de deficiência visual.

Somente será liberada a condução de três animais por viagem, sendo dois domésticos e um cão-guia, prevalecendo o direito para quem comprou primeiro a passagem. O custo do transporte do animal será de 50% do valor do bilhete pago pelo passageiro. O comprovante do pagamento da tarifa deve ser apresentado no embarque.

O conselho de tráfego do Daer informa que os animais devem ser transportados obrigatoriamente em um contêiner - que seja confeccionado em fibra de vidro ou similar. O bicho deve estar higienizado e sedado e, no momento do embarque, o proprietário terá de apresentar atestado de médico veterinário para o mascote. O documento deverá ser emitido no período de 15 dias antes da viagem.

A norma impede ainda que sejam transportados animais no período do cio e fêmeas grávidas. O diretor-geral do Daer, Gilberto Cunha, disse que os donos dos animais devem cumprir as regras, evitando transtornos aos demais passageiros.    

Matéria publicada na edição do Jornal do Comércio de 11 a 13/04/2008
Editoria Geral - Página 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário