sexta-feira, 25 de abril de 2008

PESCA

Gregolin firma acordo de cooperação com pescadores


Carlos Gomes levou ao ministro reivindicações da categoria

O deputado Carlos Gomes aproveitou a vinda do Ministro da Secretaria Especial da Aqüicultura e Pesca (SEAP), Altemir Gregolin, ao Rio Grande do Sul, para encaminhar ao Governo Federal, nesta sexta-feira (25), as principais reivindicações do setor pesqueiro do Estado.

A necessidade da melhoria das condições de vida das famílias dos pescadores foi defendida pelo parlamentar, que também relatou as recentes conquistas da categoria, como a inserção da pesca na Secretaria da Agricultura por emenda de sua autoria, além da recente liberação da pesca do dourado e do surubim nos rios do Rio Grande do Sul, que estava proibida desde 2002.

Durante o encontro, um convênio de cooperação técnica entre o Governo Federal e a Federação dos Pescadores do RS foi firmado para aportar recursos técnicos e operacionais visando a implementação de projetos voltados ao desenvolvimento do setor, via SEAP. Entre as ações anunciadas pelo ministro destaca-se o financiamento para construção de fábricas de gelo no Estado, seguro defeso, recadastramento dos pescadores e monitoramento dos barcos pesqueiros via satélite.

Também estiveram no evento o presidente da Federação dos Pescadores do RS, Vilmar Coelho; o deputado federal Paulo Roberto (PTB); a chefe do escritório da SEAP no RS, Adriane Lobo da Costa; o coordenador da Pesca Artesanal da SEAP, João Dias, além de presidentes de sindicatos e colônias de pescadores de diversos municípios do Estado.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário