terça-feira, 20 de outubro de 2015

Promoção da Cidadania

Carlos Gomes promoverá debate sobre políticas de apoio 
aos migrantes na região Sul

Discussão será centrada no combate à discriminação e na promoção 
da qualidade de vida e inserção social do segmento

Elton Bozzetto, Carlos Gomes e Maria do Carmo

O deputado federal Carlos Gomes protocolará requerimento na comissão especial da Câmara Federal que analisa o projeto de lei 2516 (Lei do Migrante) para a realização de encontro com o objetivo de acolher as principais demandas dos migrantes na região Sul. A iniciativa foi definida em agenda, em Brasília, nesta terça-feira (20) entre o deputado federal Carlos Gomes (PRB) e o coordenador estadual do Fórum de Mobilidade Humana do Estado, Elton Bozzetto. Segundo Carlos, a reunião deverá suceder-se em novembro, em Porto Alegre.

“Atualmente, mais de 13.800 pessoas formam essa população no Estado, composta majoritariamente por haitianos, senegaleses e ganeses. Não queremos que elas sejam alvo de políticas exclusivistas, mas de ações do Poder Público que assegurem acesso aos serviços básicos a que os cidadãos brasileiros têm direito”, defendeu Bozzeto.

Para Carlos Gomes, o impacto emocional negativo que a comunidade migrante sofre é muito grande em razão da discriminação racial a que é submetida. “Temos de oferecer condições para que essas pessoas sintam-se acolhidas pela sociedade e sigam suas vidas com tranquilidade”, destacou. Também participou do encontro a representante do Centro de Apoio ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul, Maria do Carmo.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário