segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ENCONTRO DO PRB

Palestra aponta caminhos para fortalecimento dos partidos

Roque Bakof chama a atenção para o protagonismo dos dirigentes municipais




O papel das lideranças locais no crescimento das agremiações partidárias foi destacado pelo fílósofo e psicanalista Roque Noli Bakof no último sábado (6), durante o 5º Encontro Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), que reuniu em Porto Alegre presidentes de comissões executivas de 51 municípios gaúchos.

Ao proferir palestra motivacional voltada à preparação dos diretórios municipais para a corrida eleitoral de 2012, o filósofo, que também é presidente do Tribunal de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul (TMA/RS), apresentou a relação existente entre as motivações individuais, os fatores culturais e os fenômenos políticos. Bakof chamou a atenção para a cultura política contemporânea, marcada pelo descrédito nas instituições políticas e nos seus operadores. “Quando alguém diz que faz parte de um segmento político, geralmente sofre questionamentos, como se esta fosse uma prática condenável. Ao contrário; o que fundamenta o fazer político é a sensibilidade e a consciência cidadã”, sustentou o palestrante, que definiu os agentes políticos como “pedreiros de uma grande construção”.

Nesse contexto, modificar a noção existente de que a política é nociva à sociedade torna-se um desafio para os dirigentes partidários que precisam correr contra o tempo para somar filiações às legendas e atrair lideranças para o pleito eleitoral. “A primeira lição é pensar a forma como o outro nos vê e compreender as diversas leituras que as pessoas fazem da política. Por essa razão, não se convida alguém a ingressar num partido, mas a fazer parte de uma construção coletiva”, sublinhou Bakof, para uma plateia atenta que lotou o CTG Estância da Azenha.

Entre os caminhos para o fortalecimento dos partidos, o palestrante destacou a participação efetiva das lideranças nas questões que envolvem os seus municípios. “A política não é feita somente nos espaços institucionalizados, mas em nosso cotidiano; é a forma existente de mudar a realidade em nosso município e em nosso país. A prática política faz parte da condição humana e a transformação do mundo será feita, necessariamente, por intervenção de homens e mulheres envolvidos com os problemas e interesses de suas comunidades”, defendeu.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Coordenação de Comunicação do PRB/RS
Foto: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário