terça-feira, 23 de agosto de 2011

VIAMÃO

Sessão Solene marca Semana da Pessoa 
com Deficiência

Evento reuniu agentes envolvidos com políticas de inclusão e homenageou entidades

A 17ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência foi tema de sessão solene na última terça-feira (23), na Câmara Municipal de Viamão. O objetivo do evento proposto pela vereadora Silvana Leal (PRB) foi levar informação, estimular a  reflexão no Parlamento e na sociedade sobre as políticas de inclusão, além de valorizar as entidades que atendem pessoas com deficiência e suas famílias. “Comemoramos também, desta forma, a criação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, recentemente instalado em nossa cidade. Colocar em prática a inclusão das pessoas com deficiência passa pela viabilização de uma estrutura básica para o planejamento e o debate. Por isso, precisamos valorizar todas as entidades, pessoas e ferramentas que proporcionem maior participação desses cidadãos e cidadãs que muitas vezes sofrem preconceito ou desvalorização na nossa sociedade”, observou Silvana.

Marcaram presença na sessão o vereador Jorge Batista (PTB), o prefeito municipal Alex Sander Alves Boscaini, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), Moisés Bauer Luiz, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COEPEDE), Roberto Oliveira, e o chefe de gabinete da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Jorge Amaro.

Cidadão eficiente

Ao enaltecer a iniciativa da colega, o vereador Jorge Batista (PTB), que é deficiente físico, destacou  que a sociedade, aos poucos, tem evoluído na discussão dos problemas das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Ele chamou a atenção para as ações que a própria Casa Legislativa promove para tornar mais fácil a vida daquela que possuem algum tipo de limitação. “A rampa de acesso, mesmo que seja pelos fundos, já existia e era uma grande conquista para nós. Quando assumi a presidência teve a sensibilidade de me oferecer uma sala mais próxima de todos os serviços da Câmara e dos sanitários. E este ano, o presidente Nadim Harfouche adaptou os banheiros para oportunizar o acesso de cadeirantes. Essas pequenas ações fazem a diferença para que todos nós possamos utilizar os diversos equipamentos públicos ou privados”, destacou.

Portador de uma deficiência congênita, Batista passou por diversas cirurgias, desde a infância, para corrigir ou minimizar os efeitos da doença. “Reconheço os meus limites, mas não me considero um deficiente. Sou é um cidadão eficiente, que tira de letra as dificuldades e os obstáculos que a vida coloca na minha caminhada”, ressaltou.

Políticas públicas

Tanto o presidente do CONADE quanto o da instância estadual, o COEPEDE, destacaram que a Semana da Pessoa com Deficiência é a oportunidade para a sociedade discutir os problemas e destacar os avanços conquistados através de políticas públicas que realmente valorizam a luta contra a discriminação e o preconceito. “As dificuldades existem, as diferenças ainda são notadas, não podem ser negadas, mas estamos avançando. Mas para isso, é preciso que mais canais de discussão sejam promovidos e a iniciativa da Câmara de Vereadores de Viamão é louvável”, definiu Moisés Bauer, presidente do CONADE.

Já o presidente do COEPEDE, Roberto Oliveira, lembrou que a recente criação de um conselho municipal vai reforçar a luta das pessoas com deficiência e pediu aos parlamentares e agentes públicos que não discutam a questão da inclusão sem dialogar com o órgão técnico. “O Conselho das Pessoas com Deficiência é a ferramenta de discussão de problemas e das políticas públicas. Qualquer iniciativa que envolva o tema deve ter a participação dos membros do conselho. É importante que a cidade reconheça sua importância, porque ele é composto por pessoas que conhecem e vivenciam os problemas que envolvem as dificuldades diárias das pessoas com deficiência” defendeu Oliveira.

Representando a FADERS, o chefe de gabinete Jorge Amaro disse que o principal desafio da entidade é fazer com que as mais de 50 leis estaduais que tratam dos direitos das pessoas com deficiência “saiam definitivamente do papel” e sejam inseridas no dia a dia da sociedade gaúcha. “Nossa missão é fortalecer os espaços locais, nos municípios, para proporcionar o debate sobre o tema. Temos compromisso com a articulação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Neste aspecto, a FADERS funciona como suporte técnico para as comunidades, para a consolidação destes espaços. Temos também o desafio moral de garantir que 1,5 milhões de gaúchos tenham acesso, com qualidade, a todos os espaços, sejam eles públicos ou privados”, explicou.

Miss Brasil Deficiente Visual 2011

A mulher com deficiência visual mais bonita do país, Giselle Guimarães Hubbe, também participou da sessão solene em alusão à Semana Estadual das Pessoas com Deficiência. Ela é primeira Miss Deficiente Visual Brasil, eleita no final do mês de julho, em Natal, no Rio Grande do Norte. A gaúcha, que tem baixa visão desde que nasceu (7% do olho direito e 3% do olho esquerdo) foi escolhia a mais bela entre as 18 candidatas que representavam 14 estados brasileiros. “É uma honra ter representado o nosso Estado e uma felicidade enorme ter sido escolhida. É uma conquista que partilho com todos vocês, e uma prova de que é possível promover a inclusão das pessoas com deficiência”, comemorou.

Homenagens

Durante a sessão solene foram homenageadas as entidades que atuam no município no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência. “A inclusão não seria possível se fosse só uma decisão dos poderes constituídos. Ela acontece principalmente porque existem pessoas e entidades que abraçam a causa e se colocam à disposição da comunidade, proporcionando o acesso das pessoas com deficiência aos seus direitos”, justificou a vereadora Silvana Leal.

Foram homenageadas as entidades:

- Lions Clube/Viamão, representado pelo seu presidente José Tadeu.

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Viamão (APAE), representado pela diretora da entidade, Carla Costa.

- Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, representado pelo diretor, Jeferson Ruffel.

- Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), representado pelo seu presidente Moisés Bauer Luiz.

- Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COEPEDE), representado pelo presidente, Roberto Oliveira.

- Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), representado pelo chefe de gabinete da instituição, Jorge Amaro.  Por iniciativa da vereadora Silvana Leal, Jorge Amaro também recebeu o título de Cidadão Viamonense, em reconhecimento ao seu trabalho pela comunidade de Viamão.“Ele sempre se colocou a serviço da comunidade, mas mais diversas funções em que atuou, sejam elas na iniciativa pública ou privada”, lembrou Silvana.

Ao agradecer o título, o biólogo natural de Mostardas lembrou sua trajetória desde que mudou-se para Viamão, em 1996, para completar seus estudos na Escola Técnica de Agricultura, a ETA.  “Minha família era muito humilde e foi vítima do êxodo rural. Vislumbrei em Viamão uma oportunidade de mudar de vida e me desenvolver profissionalmente, e a cidade me acolheu de forma muito agradável, por isso me sinto na obrigação de retribuir todo o carinho fazendo o melhor, pelo futuro da nossa comunidade”, disse. Ele também falou das funções que desempenhou, nos diversos setores onde acredita ter colocado um pouco da sua personalidade e do seu idealismo. “É impossível não nos comprometermos com aquilo que fazemos. Temos responsabilidades com a sociedade e fazemos o possível para corresponder às expectativas. É uma obrigação e um compromisso de honra para mim. Este título é muito gratificante, pois representa o reconhecimento deste meu trabalho em prol da cidade”.

Por: Assessoria de Comunicação – vereadora Silvana Leal
Foto: Divulgação PRB Viamão/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário