terça-feira, 16 de agosto de 2011

Medalha da 53ª Legislatura

Carlos Gomes homenageia pioneiros da imigração japonesa

Evento celebrará 55 anos do primeiro desembarque de japoneses no RS


Assessor Sergio Teixeira recebeu os organizadores do evento Tie Monma e Keiichi Koshimizu no gabinete de Carlos Gomes

Os 55 anos de imigração japonesa no Rio Grande do Sul serão motivo de homenagem da Assembleia Legislativa, que concederá, por proposição do deputado Carlos Gomes (PRB), a Medalha da 53ª Legislatura aos primeiros imigrantes japoneses que pisaram o solo gaúcho. A entrega será feita em Gravataí, no próximo sábado (20), ao meio-dia, durante o Festival da Cultura Japonesa. Na programação, estão previstas apresentações de danças típicas e artes marciais, culinária, exposições, shows musicais, origami, comercialização de produtos japoneses e artesanato, shodô (caligrafia), taikô (tambor japonês), entre outras atrações que animarão o público entre as 9h e 17h na sede campestre da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul.

Receberão a láurea os japoneses Takayuki Kurihara, Masanori Iwakura, Mitsuhiro Takagi, Toshihiko Kubo, Mitsuya Harada, Rikio Tokunaga, Kuniharu Orita, Kenkichi Niho e Toshihiro Hioki. Em 1956, eles estiveram entre os 26 imigrantes que desembarcaram do navio Brasil-Maru no porto de Rio Grande. Venceram dificuldades culturais e econômicas e integraram-se a diversos setores da sociedade. “Essa homenagem é um reconhecimento do Parlamento gaúcho à contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso Estado”, explica Carlos Gomes.

A sede campestre da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul fica no Beco Sayonara, 855 – Estrada RS 118, km 11, Gravataí.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário