terça-feira, 13 de março de 2012

Pesca e Aquicultura

Carlos Gomes leva reivindicações de Santa Vitória
do Palmar ao Ministro da Pesca

Assinatura foi a primeira ação de Crivella voltada para o Rio Grande do Sul

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) levou às mãos do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, na última segunda-feira (12), uma série de demandas solicitadas pelo prefeito de Santa Vitória do Palmar, Eduardo Morrone, e pela presidente do diretório municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Dilma Teixeira. As lideranças reivindicam ações para melhorar as condições de trabalho do setor pesqueiro da região. Ao receber os documentos das mãos do deputado, o ministro recém empossado reiterou sua intenção em apoiar o segmento no Rio Grande do Sul. A assinatura de Crivella nos documentos sinalizou a primeira ação do senador junto ao Ministério voltada para os gaúchos.
Dilma Teixeira solicitou que o ministro interceda a fim de agilizar a entrega de carteira de pescador profissional para os pescadores do Balneário da Barra do Chuí. De acordo com a republicana, vários trabalhadores solicitaram a carteira, mas ainda não receberam. "A carteira de pescador profissional é fundamental para que os pescadores possam se organizar por meio de uma associação e obter a estrutura necessária para trabalhar, como cordas, âncoras e redes", defendeu Dilma.
Santa Vitória do Palmar tem duas lagoas de grande porte - a Lagoa Miriam e a Lagoa Mangueira, com 270.000 hectares e 80 mil hectares respectivamente, além de outras lagoas de pequeno porte. Na região, são aproximadamente quinhentas famílias que dependem da pesca para sobreviver. "A cada ano, vemos os recursos pesqueiros serem reduzidos, exigindo aos gestores públicos uma ação emergencial", alertou Morrone. O prefeito propôs parceria com o Ministério para a realização de um seminário a fim de debater a questão e buscar soluções para fomentar a produção pesqueira com sustentabilidade.
Dilma também defendeu a necessidade da aquisição de uma câmara fria e túneis de congelamento rápido para a Indústria de Filetagem da Associação de Pescadores da Vila Anselmi e para a Indústria de Filetagem da Associação de Pescadores de Santa Vitória do Palmar. "Esses equipamentos permitirão às associações a conquista de um mercado maior para seus produtos, aumentando a possibilidade de demanda e do valor comercial", explicou. O documento que propõe o atendimento dessas demandas foi encaminhado por Dilma e assinado pelos presidentes das duas associações, Luiz Fernando Tapi e Luiz Fernando Pereira, e pelo presidente da Colônia de Pescadores Z-16, João Cezar Braga, com o apoio do secretário municipal de Agricultura, Roberto Carlos Oliveira de Ailveira.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Divulgação MPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário