segunda-feira, 12 de março de 2012

PRB Trabalhador

Discurso proferido pela nossa presidente do PRB Trabalhador do RS, Liciane Fialho, no ato de fundação deste importante braço social, realizado no último sábado (10), durante o 1º Encontro de Qualificação de Pré-candidatos. 
Desejamos à Liciane um mandato de muitas realizações e vitórias!


Senhoras e senhores

Sem o seu trabalho, um homem não tem honra.

E sem a sua honra, se morre, se mata.

Essas palavras do nosso saudoso músico Gonzaguinha ilustram o quanto o trabalho é importante na vida das pessoas, e o quanto a falta dele está ligada às nossas mazelas sociais.

A fundação do PRB Trabalhador do Rio Grande do Sul fundamenta-se em princípios que norteiam a atuação republicana entre os gaúchos: acreditamos no diálogo, no acesso à informação e na qualificação como caminhos para a cidadania.

A luta não é só por melhores salários, bonificações, condições justas de trabalho, entre tantos benefícios necessários, assegurados pela nossa Constituição, embora nem sempre cumpridos.

A inauguração desse braço social republicano tem por objetivo o desenvolvimento de programas e ações integradas para a promoção da igualdade de oportunidades, erradicação do trabalho infantil, combate às doenças ligadas ao trabalho, desenvolvimento de vocações e incentivo à educação para o trabalho.

Estamos focados na criação de políticas a todos os trabalhadores, empregados ou não, e alinhados às diretrizes do programa do PRB Nacional, com quem compartilhamos uma mesma leitura:

Que o direito ao trabalho remunerado como fonte de sobrevivência digna para os que nasceram sem herança, é entendido como em pé de igualdade com o direito à propriedade privada, sendo dever do Estado garantir as condições capazes de assegurá-lo a todos os cidadãos aptos e dispostos a trabalhar.

A fundação do PRB Trabalhador se dá num momento de maturidade do nosso partido, e especialmente depois de acumularmos um conjunto de observações e experiências em nosso trabalho social, que nos mostraram uma realidade de descaso por parte da sociedade e do Poder Público.

Entretanto, também tomamos conhecimento e participamos de iniciativas capazes de mostrar que é possível construir um futuro melhor para todos. E é com essa convicção que nos apresentamos para a missão.

O PRB Trabalhador do Rio Grande do Sul nasce forte, porque nasce da coragem, da sabedoria e da bravura do povo gaúcho, que traz em seu sangue e em sua história a dedicação ao labor e a crença de que o trabalho é o caminho para a conquista da felicidade e da dignidade humana.

Agradeço aos republicanos da comissão executiva estadual do PRB Trabalhador que comigo assumem esse desafio e com quem alimento o ideal de uma sociedade mais justa, com menos desigualdades sociais.

Para nós, constituir a militância do PRB Trabalhador gaúcho é uma honra, mas também um compromisso permanente com a sociedade.

Gostaria de lembrar o ensinamento do nosso presidente de honra, José Alencar, que não cansava de repetir as palavras do seu pai: “Nada resiste à força do trabalho e à grande confiança no Brasil que ele sempre incutiu em nós.”

Contem conosco, e que Deus nos abençoe nesta missão

Muito obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário