domingo, 5 de dezembro de 2010

AQUICULTURA E PESCA

Trabalho de Carlos Gomes
é reconhecido no noroeste do Estado


As principais propostas para a Aquicultura e Pesca do Rio Grande do Sul foram tema de debate neste domingo na sede da Colônia de Pescadores Z-18, em Ijuí.

Autor de diversas iniciativas em defesa do setor, Carlos Gomes foi acolhido com carinho por mais de trezentas famílias do noroeste do Estado. Durante a reunião-almoço, o deputado reeleito apresentou as principais ações que visam à melhoria das condições de vida dos pescadores e piscicultores, ouviu reivindicações da categoria e expôs os desafios para o próximo mandato.

Recentemente, protocolou emenda que visa manter a Coordenadoria da Pesca no Poder Executivo, uma conquista do deputado junto ao atual governo.


Almoço reuniu centenas de famílias em Ijuí

Conheça mais ações de Carlos Gomes em defesa da Aquicultura e Pesca:

Dia do Pescador (Lei n° 12.782/2007) – institui o Dia do Pescador no Rio Grande do Sul, a ser comemorado anualmente em 29 de junho, data que marca uma série de eventos e debates acerca de alternativas para o setor.

Em 2008, Carlos Gomes foi o responsável pela suspensão do decreto que proibia a pesca do dourado e do surubim nos rios do Rio Grande do Sul, uma lei que prejudicava os pescadores gaúchos, que ficavam em desvantagem com relação ao setor pesqueiro da Argentina, onde não havia proibição.

Pescado na merenda escolar (Lei nº 13.370/2010) – inclui a carne de peixe no cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino do RS. A nova lei leva em conta o alto valor nutritivo do alimento, que é rico em minerais, considerado importante item no prato de crianças e adolescentes. Além disso, pretende alavancar o desenvolvimento econômico do setor pesqueiro gaúcho.

Saúde dos pescadores (PL 241/2010) – o projeto de Carlos Gomes busca modificar a Lei nº 13.469/2010, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), que dispõe sobre prevenção e tratamento de doenças associadas à exposição solar dos agricultores gaúchos. A proposta estende aos pescadores e aquicultores os benefícios dessa lei, que pretende facilitar o acesso a equipamentos e medicamentos de proteção solar, além de desenvolver campanhas educativas voltadas à prevenção do câncer de pele.

Reportagem: Jorn. Karine Bertani MTB/RS 9427
Foto: Divulgação/Colônia Z-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário