quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ARTIGO CORREIO DO POVO

Em quem você votou?

Há poucos dias, uma pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral revelou que mais de 20% dos eleitores de todo o país não lembram em quem votaram para deputado e senador este ano, quando mais de 135 milhões de brasileiros foram chamados às urnas. O esquecimento é maior em relação ao candidato a deputado estadual: 23%.

No período que antecedeu o pleito de 2010, a política pautou as discussões na mídia e no cotidiano das pessoas. Todavia, como em todos os anos eleitorais, terminada a efervecência das diversas campanhas que movimentaram o país, encerrou-se, junto, a discussão de propostas para o Brasil.

Devemos lembrar que a participação política do cidadão não está limitada ao voto. É preciso acompanhar as posturas adotadas pelos representantes nos quais votamos. Deputados, senadores, presidente e vice-presidente da República ainda não foram empossados em seus cargos, mas infelizmente milhões de pessoas já não lembram a quem confiaram seu voto – uma realidade que só beneficia os maus políticos.

É importante conhecer e fiscalizar o trabalho dos detentores de cargos eletivos, ler com atenção e critério as notícias e procurar saber o que acontece ao nosso redor. As novas tecnologias permitem que o eleitor possa, de sua casa, saber o que estão fazendo os seus representantes. Os sites oficiais da Câmara Federal, Presidência, Senado da República e Assembleia Legislativa também possibilitam ao cidadão solicitar informações, propor ideias e questionar ações.

Exerça sua cidadania de modo permanente. E isso diz respeito a saber o que acontece em sua rua, em seu estado e em seu país. Cobrar dos governantes é um direito nas sociedades democráticas e a sua participação é fundamental para a construção do Brasil que queremos.


Deputado estadual Carlos Gomes (PRB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário