quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MANDATO

Deputado defende manutenção da
Aquicultura e Pesca no novo Governo

As perspectivas para o setor de Aquicultura e Pesca do Rio Grande do Sul, tema de preocupação do deputado Carlos Gomes (PRB), pautaram o encontro desta quarta-feira (1) entre representantes de colônias pesqueiras de diversas regiões na sede da Federação dos Pescadores do Estado, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre.




Convidado para o evento, Carlos Gomes ouviu as reivindicações das lideranças e apresentou a emenda de sua autoria que tem por objetivo manter, no Poder Executivo, o espaço obtido na atual administração estadual. Em junho deste ano, por iniciativa do parlamentar, o Governo do Estado criou o Departamento da Pesca e Aquicultura, a fim de contemplar as necessidades das famílias dos pescadores e promover desenvolvimento do setor.

Em trâmite na Assembleia Legislativa, o PL 274/2010, de autoria do Executivo, cria a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. A emenda protocolada por Carlos Gomes modifica a redação do projeto para “Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo”.

O deputado vai além da alteração do nome: a intenção é valorizar a atividade desenvolvida pelos pescadores e aquicultores gaúchos, contemplando o setor com um órgão na nova estrutura administrativa do Estado. “O que estamos solicitando é um canal de acesso para que essa importante categoria possa levar suas reivindicações e dialogar com o governo”, defendeu o deputado no evento, que também contou com a participação do vereador de Porto Alegre Waldir Canal (PRB) e do diretor da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura do RS, Lourival Magnus.

De acordo com a proposição de Carlos Gomes, o novo órgão deverá também promover, estimular e articular as atividades de produção pesqueira e aquícola, sendo responsável por gerar políticas e implantar programas e ações para o desenvolvimento sustentável dessas atividades.

Reportagem: Jorn. Karine Bertani MTB 9427
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário