quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PORTO ALEGRE

Carlos Gomes participa de campanha de doação de medula óssea da Rádio Guaíba 



O deputado Carlos Gomes (PRB) esteve nesta quinta-feira (9) no centro de Porto Alegre, em ação promovida pela Rádio Guaíba para cadastro de doadores de medula óssea. Com o apoio do Hemocentro e da Assembleia Legislativa, o evento integra a campanha Doe Vida! Seja Doador de Medula Óssea! – que iniciou em setembro nos veículos do Grupo Record/RS.

Doador de medula, Carlos Gomes é militante da causa dos pacientes de câncer e de suas famílias. No ano passado, foi o responsável pela produção de cartilha informativa sobre doação de medula óssea, lançada pela Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular, que foi presidida pelo deputado. O material faz parte da campanha Seja um doador voluntário de medula óssea –doe medula, doe vida – promovida pela Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). “Muitas pessoas não estão cadastradas por falta de oportunidade, então é necessário iniciativas como essa para aumentar o número de doadores no registro nacional. A luta pela vida envolve famílias inteiras, que estão à espera de uma medula compatível. Para o doador, é um incômodo passageiro, mas para o doente, pode ser a diferença entre a vida e a morte”, lembrou o deputado.

Entre 9h e 16h, qualquer pessoa maior de 18 anos ou acompanhada do responsável pode fazer o cadastramento da sua medula na Rua dos Andradas, em frente ao Shopping Rua da Praia (esquina com a Caldas Jr.). Na unidade móvel instalada pelo Hemocentro, é retirada uma amostra de 5ml de sangue do candidato a doador, que preenche um cadastro com nome e endereço para cadastramento no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Se o exame da amostra coletada comprovar compatibilidade com alguém que está na fila de transplante, a pessoa é comunicada e convidada a fazer a doação de medula.

Quando não há doador compatível entre familiares do paciente, o REDOME é a referência para a procura de doador. Em caso negativo, procura-se entre bancos de medula do exterior. Estatísticas brasileiras apontam que a compatibilidade para a doação de medula óssea é de um para cem mil. Atualmente, existem mais de 12 milhões de doadores cadastrados em todo o mundo. No Brasil, o REDOME conta com mais de 1 milhão de doadores.

Reportagem: Karine Bertani - MTB 9427 | PRB  
Foto: Jorge Fuentes / Gab. Dep. Carlos Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário