quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CORREIO DO POVO

Carlos Gomes é lembrado por eleitores de Porto Alegre para concorrer à Prefeitura


 Manuela e Fortunati lideram pesquisa de intenção de votos para prefeitura da Capital


Primeiro levantamento Correio do Povo/Instituto Methodus aponta empate técnico entre deputada federal e atual prefeito

Faltando um ano para as eleições municipais de 2012, a primeira pesquisa Correio do Povo/Instituto Methodus para a Prefeitura de Porto Alegre aponta um empate técnico entre a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) e o atual prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT). Esse levantamento investigou junto aos eleitores do município de Porto Alegre a intenção de voto para prefeito nos dias 27 e 28 de setembro. Foram realizadas cinco simulações de primeiro turno e três simulações de segundo turno.

Na menção espontânea, quando não são apresentados nomes para o eleitor, o político mais lembrado no momento da pesquisa é Fortunati, que recebeu 9,5% das citações. A deputada federal Manuela D'Ávila aparece em segunda posição, com 4% das intenções.

Na primeira simulação, contemplando um maior número de candidatos, a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) aparece com 32,3% e o prefeito José Fortunati com 31,2%, o que configura um empate técnico, pois a diferença entre ambos é menor do que a margem de erro admitida para a pesquisa, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Nessa simulação, o nome testado como candidata do PT foi o da vereadora Sofia Cavedon, que aparece com 5,8%.

O desempenho de Manuela D'Ávila é melhor entre as mulheres (33,5%) e entre os eleitores de 16 a 24 anos (48,9%). O prefeito José Fortunati tem melhor desempenho junto ao eleitorado masculino e entre eleitores de 45 a 58 anos (36,4%).

Na segunda simulação apresentada ao eleitor permanece a situação de empate técnico entre José Fortunati (29,3%) e Manuela D'Ávila (28,5%). A ministra de Direitos Humanos Maria do Rosário (PT) aparece com 13,2% das citações e seu melhor desempenho é entre as mulheres (16,5%) e junto ao eleitorado de 25 a 34 anos (17,6%). Quando o nome da ministra Maria do Rosário é substituído pelo nome do vereador Adeli Sell (PT), os índices de intenção de voto no vereador ficam em 3,5%.

Na simulação sem o nome da deputada federal Manuela D''Ávila, Fortunati aparece em primeiro lugar, com 35,7% das citações, e Maria do Rosário atinge 25,5%, uma vantagem de 10,2 pontos percentuais em favor do prefeito. A simulação sem a presença de pré-candidatos do PT demonstra novamente um empate técnico entre Manuela D''Ávila (35,3%) e José Fortunati (33,5%).

Nos cenários de segundo turno foram testados entre si os nomes de José Fortunati, Manuela D'Ávila e Maria do Rosário. Numa possível disputa de segundo turno entre Manuela D''Ávila, com 44%, e José Fortunati, com 42,7%, a situação é novamente de empate técnico. Na simulação de segundo turno entre Fortunati e Maria do Rosário, a vantagem é de Fortunati, com 48,7% das citações. Maria do Rosário aparece com 33,5%. Se o segundo turno fosse entre Maria do Rosário e Manuela D'Ávila, a petista fica com 28,3% das citações, enquanto Manuela atinge 49,2% das citações.


Matéria publicada na edição de 5 de outubro do jornal Correio do Povo
Editoria: Política, página 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário