quarta-feira, 30 de maio de 2012

Plenário

Carlos Gomes presta homenagem ao COREN-RS

Carlos Gomes e Abelardo Gomes

A história, as conquistas e as principais reivindicações do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS) foram lembrados na tribuna da Assembleia Legislativa gaúcha nesta quarta-feira (30) pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB).

Ao lembrar a passagem da Semana Estadual da Enfermagem, realizada entre os dias 12 e 20 de maio, o parlamentar chamou a atenção para o papel desempenhado pelo COREN na defesa dos direitos dos 138 mil profissionais que a entidade representa – e também na defesa dos interesses da população gaúcha.

Carlos Gomes saudou a posse do enfermeiro Ricardo Rivero, que assumiu a presidência da entidade no início deste mês. “Que a marca da gestão de Rivero seja a mesma da sua trajetória profissional: o comprometimento com a Saúde, a competência e o tratamento humanizado dos guardiões da vida”.

O deputado considerou que as novas tecnologias e o progresso da ciência fizeram com que a profissão evoluísse bastante. Mas que a modernidade também trouxe novos desafios a serem superados, como a necessidade de qualificação dos agentes e um olhar sensível sobre as demandas da população. “Os obstáculos não são poucos: entre as dificuldades que os profissionais sentem na pele, estão os baixos salários, a precariedade das condições de exercício da profissão e a pesada carga de trabalho”, alertou.

O deputado observou que o Parlamento gaúcho tem acompanhado a luta do órgão fiscalizador para restabelecer a eficácia do serviço de emergência do Hospital Conceição, em Porto Alegre. Na semana passada, o COREN trouxe à tona para o Poder Público e para a sociedade o problema da superlotação, a defasagem no quadro de funcionários e a falta de condições mínimas de atendimento a 144 pacientes de emergência, onde a capacidade é de apenas 49 leitos.

Eles não brigam por eles. Brigam por todos nós. Não há Enfermagem sem altruísmo. É o trabalho colocado na busca incessante de devolver a Saúde do ser humano; é a palavra de conforto para aliviar o sofrimento – é a pura expressão da fraternidade”, declarou Carlos Gomes, ao ponderar que a Enfermagem é vocação de quem dedica seu tempo e esforços para cuidar do bem-estar dos outros, na maioria das vezes deixando de lado a própria vida. “A nova diretoria do COREN tomou em suas mãos uma instituição que está representando muitos profissionais que neste momento sofrem com estresse e depressão pelo excesso de responsabilidades, pela alta quantidade de horas semanais trabalhadas e pela remuneração indigna”, protestou.

Carlos Gomes reiterou o papel dos deputados gaúchos em apoiar e viabilizar a conquista de duas importantes bandeiras do COREN: a aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei 2.295 de 2000, que reduz a jornada dos profissionais de Enfermagem para 30 horas semanais, e a necessidade da aplicação, no Rio Grande do Sul, da legislação que determina o percentual minimo de 12% do orçamento na Saúde. “São reivindicações legítimas e necessárias para oportunizar condições humanas de assistência para a comunidade”, registrou.

A comunicação de liderança feita na tribuna do Palácio Farroupilha foi prestigiada pelo Conselheiro Abelardo Gomes e acompanhada pelos deputados e imprensa.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa RS
Foto: Daniel Boucinha / Coren

Nenhum comentário:

Postar um comentário