sexta-feira, 5 de abril de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Audiência pública debaterá 
Plano Safra da Pesca e Aquicultura

Carlos Gomes é o proponente do encontro

Uma audiência pública debaterá na Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (8), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado no ano passado pelo Governo Federal. O encontro promovido pela Comissão de Participação Legislativa Popular foi proposto pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB) e reunirá parlamentares, representantes do Poder Executivo Estadual, da Superintendência da Pesca e Aquicultura, de instituições e órgãos técnicos, além de entidades representativas de trabalhadores do setor da Pesca e Aquicultura do Rio Grande do Sul. A audiência tem início às 14h, no Fórum Democrático, espaço localizado no andar térreo do Palácio Farroupilha.
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura foi criado com o intuito de modernizar as atividades do setor e fortalecer o comércio pesqueiro para ampliar a oferta do pescado no mercado interno e externo. O Governo Federal espera produzir 2 milhões de toneladas por ano até 2014.

Em janeiro deste ano, na sede da Colônia Z-5, na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, anunciou investimentos previstos pelo Plano. Até 2014, deverão ser liberados mais de R$ 4 bilhões em linhas de crédito para investimentos, custeio e comercialização de pescado. O programa prevê, entre outras ações, a assistência técnica a 120 mil famílias de pescadores; o estímulo à formação de cooperativas; a escavação de 60 mil tanques para a produção de 78.500 toneladas de pescado ao ano; e também a criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias. A ambição é tornar o País uma potência pesqueira e, até 2020, ser um dos maiores exportadores de pescado do mundo.

Karine Bertani - MTB 9427 /Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário