sábado, 20 de abril de 2013

Chapada

Carlos Gomes visita piscicultores e 
divulga Plano Safra da Pesca 

Carlos Catto, Carlos Gomes, Nilton Muhl, Leomar Uebel, Sérgio Peres e Ademir Renner

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) conheceu, no último sábado (20), duas propriedades de piscicultura em Chapada. Acompanhado do prefeito Carlos Catto e do secretário de Indústria, Comércio e Turismo do municípío, Ademir Renner, o parlamentar visitou o abatedouro de peixes Pescados São Francisco, que emprega 14 funcionários.

Segundo o proprietário, Leomar Uebel, uma cooperativa informal, composta por 40 agricultores, produz aproximadamente 200 toneladas de pescado por ano. “O Plano Safra da Pesca e Aquicultura nos traz a esperança de que o setor tem potencial para avançar muito mais. Com os recursos que iremos buscar no programa, queremos ampliar a produção e qualificar as condições dos nossos trabalhadores”, destacou Uebel.

O prefeito Carlos Catto salientou que a carne de peixe faz parte da merenda escolar em Chapada. “É uma forma de criar na população o hábito de consumir um alimento com alto valor nutritivo”, explica. O deputado Carlos Gomes observou que o Plano Safra é uma alternativa econômica para os agricultores familiares. “Temos viajado o Rio Grande do Sul apresentando o programa para as autoridades municipais, mas o nosso objetivo principal é de que o grande beneficiado pelos incentivos e investimentos do projeto seja o pescador, o aquicultor e o piscicultor, que tira da água o sustento da sua família”, salientou.


O Plano Safra, programa do Ministério da Pesca e Aquicultura, prevê, até 2014, a liberação de mais de R$ 4 bilhões em linhas de crédito para investimentos, custeio e comercialização de pescado. Também participou das visitas o ex-deputado estadual Sérgio Peres.

Reportagem e fotos: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Assembleia Legislativa RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário