segunda-feira, 16 de maio de 2011

CULTURA E ECONOMIA

Carlos Gomes receberá integrantes de missão empresarial dos Emirados

Árabes avaliam possibilidade de investimento no estado
Ayala Ottman, Carlos Gomes e Daniela

O deputado Carlos Gomes (PRB) deverá participar, no próximo mês, de uma série de atividades envolvendo a presença de uma comitiva empresarial árabe no Rio Grande do Sul. O intercâmbio econômico e cultural com os gaúchos está no foco do Makaseb Islamic Financial Services - Banco Privado de Investimento dos Emirados Árabes,pertencente ao grupo financeiro Al Ghaith Holding, com sede em Abu Dhabi. A missão empresarial desembarca no estado em 6 de junho a fim estudar a possibilidade de parcerias no setor agropecuário gaúcho com o Poder Executivo e representantes da iniciativa privada. Também deverão ser realizadas as tratativas para a construção de um Centro Cultural Islâmico no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pela consultora do Makaseb e Egyptbelg no Brasil, Daniela Ernst, que esteve no gabinete de Carlos Gomes nesta segunda-feira (16) juntamente com o militante do PRB Verde, Ayala Ottmann.

Há aproximadamente cinco anos o banco Makaseb acompanha o mercado brasileiro a fim de encontrar pontos para investimentos e já demonstrou interesse junto à Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) e à prefeitura de Canoas, que enviou uma comitiva liderada pelo prefeito Jairo Jorge a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2009. O contato iniciou em agosto do mesmo ano, quando a Câmara Municipal canoense promoveu o 1º Seminário Econômico Latino-Americano de Cooperação Bi-regional de Canoas com Países Árabes. Um dos resultados do encontro traduziu-se em acordo de cooperação econômica com a FARSUL para exportação de soja e milho.


Sobre o grupo Al Ghaith

Com sede em Dubai, o Al Ghaith Holding atua em segmentos como suplementos para óleo e gás, imobiliário, produção de sal e indústria petrolífera. O grupo econômico também atua em países como Qatar, Arábia Saudita, Egito e Omã.

O banco Makaseb, pertencente ao grupo, é considerado o maior banco privado de investimento entre os 22 países árabes e pretende encontrar no Rio Grande do Sul oportunidades no setor de abate de animais e fabricação de fertilizantes. Outra empresa parceira do banco, a Egyptbelg, já demonstrou intenção em abrir uma empresa de beneficiamento de milho no Rio Grande do Sul. “A parceria poderá agregar valor ao produto gaúcho, estimulando o estado a deixar de ser um exportador de mercadorias primárias e vender o produto final, gerando emprego e renda”, prevê Daniela Ernst.


Xeque árabe apoia Centro Cultural Islâmico

O banco confirmou colaboração para a construção de um Centro Cultural Islâmico para o município de Canoas. De acordo com o projeto, o complexo contará com biblioteca, mesquita, quadra poliesportiva e salão de eventos, além de escola de ensino fundamental de turno integral para crianças carentes. Um terreno foi cedido pela prefeitura do município no Bairro Igará para a construção da obra.

O projeto do Centro Cultural baseia-se na sustentabilidade ecológica e conta com o apoio do xeque Abdul Aziz Al Nuaimi, que também deverá desembarcar em junho no Aeroporto Salgado Filho. O membro da realeza tem status de Ministro do Meio Ambiente de Ajman, o Emirado mais rico depois de Abu Dhabi. Al Nuaimi deverá ministrar palestras sobre gestão ambiental e sustentabilidade em municípios da região metropolitana.

Sobrinho do governador de Ajman, Rashid bin Humaid Al Nuaimi, o xeque é engenheiro de petróleo com mestrado em gestão ambiental e Phd em ecossistemas de produção limpa industrial. Palestrante e professor honorário das universidades de Harvard e Yale, Abdul Aziz Al Nuaimi já foi chamado de “xeque do Verde” em razão de sua militância na defesa ambiental.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427
Foto: Adriana Pereira / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário