terça-feira, 31 de maio de 2011

REVISTA LEGADO

Saúde do RS clama por Profissionais de Educação Física nas comunidades


A criação de um Projeto de Lei (PL), exigindo a inclusão do profissional de Educação Física nos concursos públicos na saúde do RS foi pauta durante reunião com assessores do Deputado Carlos Gomes (PRB) e o Presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF2/RS), Eduardo Merino.

A ideia partiu da assessora do parlamentar e Profissional de Educação Física, Simone Midon Nunes, que compreendeu a necessidade da inclusão do Profissional de Educação Física nas comunidades a partir da sua experiência com o trabalho voluntário nos postos de saúde da Vila Safira, zona norte da Capital . “Trabalho há três anos orientando atividades físicas nos postos de saúde, o público é em sua maioria de idosos que estão mais propensos aos problemas de saúde. Os exercícios físicos trouxeram ótimos resultados aos pacientes, combatendo às doenças e levando mais qualidade de vida ”, declarou.

A importância do profissional de Educação Física na saúde pública já é debatido há bastante tempo, diante disto, em 2008, o Ministério da Saúde criou com a Portaria GM nº 154 os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), nele deve ser constituído uma equipe de profissionais de diferentes áreas nas equipes de Saúde da Família. Na modalidade de NASF 1, destaca que o profissional de Educação Física deve estar vinculado ao Núcleo, pois deve ser composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária: assistente social, farmacêutico, fonoaudiólogo, médico ginecologista, profissional da educação física e nutricionista. 

Pesquisa realizada recentemente pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre confirmou também o quanto é positivo a inserção de um profissional de Educação Física nos postos de saúde. O levantamento de dados, constatou que a prática regular de exercícios físicos pode baixar o nível de glicose no sangue de pacientes com diabetes com a mesma eficácia de um remédio. Merino aprovou a criação deste PL e afirmou apoio do CREF2/RS auxiliando no embasamento técnico da profissão, “a inclusão dos profissionais de Educação Física na saúde do RS é uma luta antiga da Educação Física, uma lei estadual que exija isto será muito bem-vinda e irá contribuir na qualidade de vida dos gaúchos que terão atividades físicas de acesso público”.


Matéria Publicada na Revista Legado – Esporte, Educação, Marketing e História
Ano I – Edição nº 2, Maio de 2011 – Vanessa Nascimento
www.revistalegado.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário