terça-feira, 24 de maio de 2011

TRIBUNA

 Carlos Gomes critica material didático do MEC 
contra a homofobia

O deputado Carlos Gomes manifestou preocupação com o material didático intitulado Escola sem Homofobia, também chamado de kit gay. O projeto é um braço do programa Brasil sem Homofobia, do Governo Federal. “Não critico a intenção do material, que pretende promover a tolerância nas escolas. Mas questiono se essa iniciativa, imposta sem consulta à sociedade, irá de fato promover a tolerância ou acentuar o preconceito”, explicou o parlamentar, após citar trechos dos vídeos exibidos nesta terça-feira (24) durante a reunião da Comissão de Educação, Desporto, Ciência e Tecnologia.
Ao usar a tribuna à tarde na Assembleia Legislativa, o parlamentar afirmou que a escola pública é um ambiente muito hostil à diversidade sexual, tanto no que diz respeito à manifestação como à discussão. “Em 2009, o MEC realizou uma pesquisa sobre esse tema. Os resultados indicaram que 87% da comunidade – sejam alunos, pais, professores ou servidores – têm algum grau de preconceito contra homossexuais. Mas não será um kit produzido de forma sigilosa e externa à realidade de cada escola, o responsável por acabar com a homofobia em nosso país”, advertiu Carlos Gomes.
Além de cinco vídeos em DVD, o material vai incluir um caderno com orientações para professores, uma carta para o diretor da escola, cartazes de divulgação nos murais do colégio tratando de transexualidade, bissexualidade e do namoro gay.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou na semana passada que o kit, destinado a alunos do Ensino Médio, poderá sofrer modificações depois do vazamento de vídeos na internet. O material foi alvo de críticas por parte segmentos diversos da sociedade.  
Carlos Gomes chamou a atenção para o projeto de lei nº 103/2011, de sua autoria, que busca promover o respeito à diversidade nas escolas. “A proposição considera a realidade de cada instituição de ensino e busca combater o preconceito sem impor métodos e sem custos para os cofres públicos”, esclareceu o deputado, que também destacou a recente aprovação do projeto de lei 158, de autoria do deputado Raul Carrion, que institui em 17 de maio o Dia Estadual de Combate à Homofobia.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Adriana Pereira / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário