terça-feira, 3 de maio de 2011

SAÚDE

Carlos Gomes pede agilidade na liberação de recursos para Santa Casa e HPS

Carlos Henrique Casartelli, Ciro Simoni, Carlos Gomes e Júlio Ferreira

O deputado Carlos Gomes (PRB) intercedeu junto ao secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, nesta terça-feira (3), para liberação da verba de R$ 4 milhões prevista para a Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS). Aprovadas pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa no ano passado, as emendas 483 e 485 garantem R$ 2 milhões para cada instituição.

Para o secretário Simoni as duas estruturas “são vitais na engrenagem da saúde pública do estado e por isso, a verba oriunda da emenda é extremamente importante para o desenvolvimento dos seus serviços”, salienta. O diretor do HPS, Júlio Ferreira, disse que “o dinheiro será utilizado para digitalizar o setor de cardiologia da entidade, o que irá contribuir para a atualização na qualidade do atendimento”, explica. “Em 2010 a Santa Casa atendeu 424 de um total de 497 municípios do Rio Grande do Sul. Merecemos um olhar distinto do governo estadual”, reivindica o diretor de Relações Institucionais do complexo hospitalar, Júlio Dornelles de Matos. Também participou da reunião, nesta terça-feira, o secretário de saúde da capital, Carlos Henrique Casartelli.

As propostas da Comissão para o Orçamento Estadual de 2011 têm sua origem nas emendas 299 e 300, protocoladas pelo deputado Carlos Gomes (PRB), com o objetivo de garantir a qualidade dos atendimentos em saúde das duas instituições hospitalares. As proposições do parlamentar foram substituídas por emendas de Comissão.

Durante o encontro, Carlos Gomes convidou o secretário Simoni para participar de audiência pública a ser realizada conjuntamente pelas comissões de Saúde e Meio Ambiente e Participação Legislativa Popular da Assembleia Legislativa, no próximo dia 11 de maio. O objetivo é discutir caminhos para o enfrentamento da falta de leitos nos hospitais gaúchos.


Reportagem e foto por: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário