quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Carlos Gomes homenageia
profissionais de Educação Física


Grande Expediente foi prestigiado por representantes da categoria

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, nesta quinta-feira (1º), Grande Expediente alusivo ao Dia do Profissional de Educação Física, por proposição do deputado estadual Carlos Gomes (PRB). “A categoria nunca esteve tão em evidência no Brasil. É crescente o prestígio conferido por diversos setores da sociedade a esse profissional, que há muito tempo não é mais visto como um professor de ginástica, mas como o responsável por melhorar a vida das pessoas”, afirmou Gomes.

Da tribuna do Plenário 20 de Setembro, o deputado destacou a importância da classe para a sociedade. “É missão deste profissional executar ações que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, com foco no bem-estar e na qualidade de vida, na prevenção de problemas posturais, de doenças e de acidentes e na compensação de distúrbios funcionais”, destacou. Segundo o parlamentar, muitas pessoas recorrem a estes profissionais em busca de uma vida melhor. “Várias razões justificam a procura por um profissional de Educação Física e todas elas ligadas à felicidade. As pessoas buscam ser felizes”, avaliou.

Atividade parlamentar

Em seu pronunciamento, o parlamentar defendeu o comprometimento do Parlamento gaúcho com o pleno exercício da profissão. Está em trâmite na Assembleia Legislativa gaúcha o PL 245/2011, de sua autoria, que estabelece a obrigatoriedade, nos concursos públicos, do registro do candidato nos respectivos conselhos profissionais do Estado. “É uma medida que deverá valer quando a vaga for destinada a cargos com prerrogativas de profissões regulamentadas, como é o caso da Educação Física”, explicou o autor do projeto de lei.

Outra matéria destacada por Carlos Gomes, também de sua autoria, foi o PL 176/2011, que pretende garantir a inclusão de vagas para a categoria em concursos públicos da área da saúde. “A proposta leva em conta a crescente divulgação de estudos que revelam a relação entre o aparecimento de doenças e a falta de atividade física. Também considera o aumento da expectativa de vida dos brasileiros que, cada vez mais, impõe a presença do profissional de Educação Física nos hospitais e postos de saúde”, justificou. Para o deputado, a atividade física regular contribui para o envelhecimento saudável.

Medalha da 53ª Legislatura

Álvaro Laitano, Carlos Gomes e Eduardo Merino
O orador do Grande Expediente concedeu a medalha da 53ª Legislatura ao presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF-RS), Eduardo Merino, e ao diretor da Associação de Profissionais de Educação Física (APEF-RS), Álvaro Fernando Laitano da Silva. “Ao conceder a honraria aos dirigentes do CREF e da APEF, esse Parlamento reconhece todas as entidades e profissionais que têm suas vidas voltadas à promoção do esporte, recreação e lazer. É também a ratificação do valor dessas entidades na fiscalização séria e na manutenção da qualidade profissional”, considerou.

O CREF-RS foi fundado em 1999 e atualmente conta com mais de 16 mil registrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Já a APEF-RS foi criada em dezembro de 1945 e participou ativamente do processo de regulamentação da profissão e da implantação do CREF e do Sindicato dos Profissionais de Educação Física no estado. Com 10 mil associados, ela representa os acadêmicos e profissionais da área.

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados Márcio Biolchi (PMDB), Jeferson Fernandes (PT), Raul Carrion (PCdoB), Gilmar Sossella (PDT), Jurandir Maciel (PTB) e Pedro Westphalen (PP).

Além dos homenageados, estiveram presentes o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Kalil Sehbe; o secretário Municipal de Esportes, Recreação e Lazer, Edgar Meurer; o representante da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e do Conselho Federal de Educação Física, vereador Professor Garcia (PMDB); o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Rio Grande do Sul, Antônio Genozi Lara Ortaça e Clóvis Alberto Cimino, respectivamente; o deputado do Paraná, Nelson Luersen (PDT); e o subcomandante geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha.

Por: Assessoria de Imprensa - Gabinete deputado Carlos Gomes
Com informações da Agência de Notícias
Fotos: Marcelo Bertani e Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário