terça-feira, 27 de setembro de 2011

GRANDE EXPEDIENTE

Carlos Gomes presta homenagem
ao Sesc-RS e ao Senac-RS

Deputado entregou a Medalha da 53ª Legislatura ao presidente da Fecomércio/RS, Zildo De Marchi

Os 65 anos de fundação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Rio Grande do Sul foram motivo de homenagem proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB) nesta terça-feira (27), em Grande Expediente na Assembleia Legislativa. As duas organizações são vinculadas ao Sistema Fecomércio/RS, que representa atualmente 112 sindicatos e 576 mil empresas gaúchas. No Plenário 20 de Setembro, o presidente da Fecomércio Zildo De Marchi recebeu, das mãos do deputado, a Medalha da 53ª Legislatura, em reconhecimento do Poder Legislativo gaúcho à trajetória das entidades. “Os princípios que têm pautado as ações do Sesc e do Senac servem de referência indispensável aos projetos capazes de dar impulso e consistência ao desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul”, saudou Carlos Gomes.

Sesc está presente em 470 municípios gaúchos

O autor da homenagem lembrou na tribuna o papel exercido pelo Sesc em defesa do bem-estar da comunidade, da inclusão social e da democratização da cultura entre os gaúchos. “Na militância vigorosa por melhorar a vida das pessoas, o Sesc contempla a comunidade com iniciativas voltadas ao combate à fome, à promoção da cidadania, à saúde, lazer e ao incentivo da prática esportiva”, observou. Fundado em 1946, o Sesc está presente em 470 municípios gaúchos.

Na área de saúde bucal, Carlos Gomes destacou as clínicas odontológicas, os programas OdontoSesc e Sorrindo para o Futuro, esse último voltado ao incentivo de hábitos saudáveis entre as crianças. Ao citar diversos projetos da entidade em defesa da saúde, falou da Unidade Sesc de Saúde Preventiva, que leva serviços gratuitos de diagnóstico à população. “Eu chamo a atenção para esse programa porque por meio dele as pessoas podem se prevenir contra o câncer de mama, de próstata, de colo de útero, hipertensão arterial e doenças da visão, aumentando as possibilidades de cura”, reconheceu o deputado. Carlos Gomes lembrou, também, que as academias de ginástica do Sesc, os cursos de atualização e a realização de competições consagram o esporte como instrumento de valorização da vida, de inclusão e de paz social.

O parlamentar saudou o projeto Arte Sesc – Cultura por toda a parte, responsável, segundo ele, por descentralizar apresentações artísticas no Rio Grande do Sul, promovendo o acesso a espetáculos por todas as camadas sociais. A entidade oferece cursos, seminários, palestras e feiras de livros, além de manter bibliotecas e 15 escolas de Educação Infantil.

Senac oferece cursos em todos os níveis educacionais

Ao fazer referência ao Senac, o deputado chamou a atenção para a importância das unidades educacionais, que abrangem ensino técnico, aprendizagem, cursos técnicos, graduação, pós-graduação, qualificação e aperfeiçoamento profissional.

A instituição dispõe de Pólo de Ensino à Distância (EAD), com cursos em várias cidades gaúchas, além de manter uma unidade que oferece cursos até de madrugada – o Senac 24 horas, localizado na capital. Também desenvolve um programa de gratuidade que beneficia 25 mil alunos por ano.

“O povo gaúcho é batalhador por natureza – e o Senac estimula essa vocação, o que explica por que a instituição está presente nos lares de todas as famílias”, comentou Carlos Gomes, que fez menção especial ao programa de capacitação Copa 2014: Oportunidades e desafios. A iniciativa lançada em âmbito nacional tem por meta capacitar mais de 230 mil pessoas até o ano do mundial, com metade dos participantes atendidos de forma gratuita.

Apartes

Associaram-se à homenagem por meio de apartes ao pronunciamento de Carlos Gomes os deputados João Fischer (PP), Miki Breier (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Alceu Barbosa (PDT), Frederico Antunes (PP) e Edson Brum (PMDB).

Compareceram ao Grande Expediente o vice-presidente do PRB gaúcho, vereador Waldir Canal, que representou a Câmara Municipal de Porto Alegre; o representante do Ministério Público Estadual, Rodrigo Schoeller de Moraes – e da Defensoria Pública, Alessandro Lema, além dos vice-presidentes, diretores, conselheiros e colaboradores do Sistema Fecomércio-RS. 

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário